Equipe do Depasa visita obras da ETE na Cidade do Povo

Diretores do Depasa e coordenador das obras na Cidade do Povo explicam aos servidores como funcionará a ETE (Foto: Assessoria Depasa)

Diretores do Depasa e o coordenador das obras na Cidade do Povo explicam aos servidores como funcionará a ETE (Foto: Assessoria Depasa)

Nesta sexta-feira, 25, uma equipe de servidores do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) esteve na Cidade do Povo para conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do projeto habitacional. As obras tiveram início há cerca de 20 dias. Com as escavações e a terraplenagem já concluídas, agora é feita a construção dos alicerces do reator anaeróbio da ETE. O investimento totaliza R$ 5 milhões.

Serão dois módulos de tratamento, cada um com capacidade para tratar 55 litros de efluentes sanitários por segundo. A conclusão do primeiro está prevista para março de 2014. Segundo o coordenador das obras na Cidade do Povo, Marcos Otsubo, os módulos são suficientes para atender as 10.518 unidades habitacionais do projeto.

Apesar de a Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop) ser a responsável pela execução do serviço, o Depasa elaborou o projeto e trabalhou para a captação de recursos da maior parte das obras. Além disso, quem vai cuidar do sistema de saneamento da Cidade do Povo será o Depasa. A ETE Cidade do Povo é similar a ETE Redenção, sistema já conhecido pelos operadores do Depasa.

“Após toda essa obra ficar pronta, principalmente da ETE e dos poços profundos, que iniciaremos as obras brevemente, todo esse sistema será operado pela equipe do Depasa. Realizaremos um concurso para adquirir novos funcionários e os treinaremos para operar esse sistema, que é um sistema do tamanho da cidade de Sena Madureira”, afirmou o diretor-presidente do Depasa, Felismar Mesquita.

Inicialmente, o esgoto tratado será lançado no Igarapé Judia, próximo a área da Cidade do Povo. Com a conclusão do segundo módulo da ETE, será lançado no rio Acre, nas proximidades do barro Cadeia Velha, por meio de um emissário de sete quilômetros de extensão que ligará a ETE da Cidade do Povo ao manancial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter