Um professor com o desejo de gravar um cd, um compositor acreano no meio da floresta: Antônio Costa de Souza, 34, é daqueles que correm atrás e não desistem dos sonhos.
“Novinho”, como é conhecido Antônio Costa, começou os estudos aos 15 anos de idade. Período em que alimentava dois desejos, o de compor músicas de amor e dar aulas, se tornar um professor. Demorou, mas, enfim, aos 32 anos, terminou o ensino médio e teve a oportunidade do trabalho, juntou dinheiro e foi atrás de gravar um cd com suas músicas.
Mas o rapaz queria mais, ele queria poder passar o conhecimento que tinha recebido esses anos e conseguiu: foi convidado para dar aulas para o ensino fundamental na zona rural, e no seringal onde cresceu e viveu até os 15 anos, no Macapá, localizado no Km 58 da estrada Transacreana, em Rio Branco.
La no meio da mata, onde só a rádio Difusora Acreana alcança, Novinho ouviu o programa Show de Calouros, transmitido em conjunto pela TV Aldeia e Difusora. Ele queria cantar para o Acre todo agora, e sua esposa Maria Noélia Costa Silva, 37, ficou responsável por vir à cidade de Rio Branco e inscrever o marido.
Com uma história dessas era impossível apenas inscrever o compositor rural e não conhecer sua morada, que fica a quase 10 horas de caminhada do asfalto da Transacreana. Kennedy Santos, diretor do programa, resolveu arrumar as malas e, junto com o repórter e produtor Hugo Costa, encarar as horas a pés e ver como viviam esses habitantes da floresta.
Kennedy não se arrependeu da aventura e afirma “todo ser humano deveria tirar pelo menos dois dias do ano e fazer o que fizemos”. E, para saber o que essa equipe produziu e viveu, acompanhe nesse sábado na TV Aldeia, às 14h, o programa Show de Calouros.
Galeria de imagens