Equipe de Saúde do Instituto Socioeducativo é capacitada para realização de exames de Covid-19

Profissionais da área de saúde do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC) participaram na última semana de um curso para realização de exames de Covid-19 no âmbito da instituição. A capacitação foi oferecida pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) com o foco na redução das movimentações de socioeducandos e encaminhamento a unidades externas durante a pandemia.

A equipe de saúde foi capacitada para a realização do exame de PCR (exame molecular) com o uso de swabs (espécie de bastonetes estéreis que servem para coleta de exames microbiológicos) para análises de Covid-19 em casos suspeitos de adolescentes privados de liberdade. Três enfermeiros e uma técnica de enfermagem participaram da capacitação.

Equipe foi capacitada por profissionais da Vigilância Epidemiológica Foto: ISE/AC

A instrução foi realizada pelos profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesacre e facilita o trabalho da equipe de saúde do ISE. Desta forma, os servidores estão devidamente orientados sobre como lidar com os possíveis casos suspeitos entre os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação.

“O objetivo é evitar a saída dos internos para a realização do teste em casos suspeitos, e realizá-lo já no início dos possíveis sintomas da doença. A parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) vai garantir o fornecimento dos kits para a realização das coletas e o ISE vai providenciar os equipamentos de proteção individual necessários para que a equipe atue dentro dos padrões de segurança”, explicou a gerente de saúde do ISE, Andréa Barlatti.

O presidente do ISE, Rogério Silva, destacou que neste momento de pandemia a saúde dos adolescentes e servidores da instituição é a principal prioridade. “Temos trabalhado para resguardar a saúde de todos os integrantes do Sistema Socioeducativo Acreano, a entrega de materiais de proteção individual disponibilizados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública é um exemplo disso. A capacitação dos profissionais de saúde reforça ainda mais essas ações”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter