Equipe de nefrologia realiza palestra na UPA do Segundo Distrito

Berenice Sales diz que ao longo deste mês equipe estará debatendo a importância dos cuidados com os rins (Foto: Raylanderson Frota/Sesacre)
Berenice Sales diz que ao longo deste mês a equipe estará debatendo a importância dos cuidados com os rins (Foto: Raylanderson Frota/Sesacre)

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 10 de março, a equipe do Departamento de Epidemiologia e Prevenção de Doença Renal da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou na tarde desta terça-feira, 15, palestra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. O tema abordado foi “A Prevenção da Doença Renal Começa na Infância”.

Com o intuito de alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para o bom funcionamento dos rins, a equipe comandada pela médica nefrologista pediatra Ana Paula Pessoa explicou a importância dos cuidados com a alimentação das crianças, para que elas possam manter uma vida saudável desde a infância até a fase adulta.

“Nosso objetivo é esclarecer quais os cuidados devem ser tomados para não interferir no bom desenvolvimento dos rins, principalmente para aqueles pacientes que já possuem alguma doença crônica do tipo diabetes e hipertensão, que são as principais que levam à perda do funcionamento renal”, detalhou Ana Paula.

Para Berenice Sales, portadora de doença renal crônica (DRC) há treze anos e presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Acre (Apartac), a realização do evento, abordando palestras de prevenção e alertando a comunidade sobre os riscos que as DRC causam, é de extrema importância.

“Durante todo o mês, a Apartac estará levando esse alerta e debatendo a importância dos cuidados com os rins, porque a insuficiência renal só alcança a pessoa quando ela não age preventivamente”, enfatizou Berenice Sales.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter