Equipe de Ensino Rural da SEE entrega kits do Asas da Florestania

Criado em 2009, o Asinhas atende hoje a mais de duas mil crianças no Acre (Foto: Elynalia Lima)
Criado em 2009, o Asinhas atende hoje a mais de duas mil crianças no Acre (Foto: Elynalia Lima)

A Coordenação de Ensino Rural da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) entregou nesta quinta-feira, 9, kits com material de apoio para as aulas do programa Asas da Florestania Infantil.  A entrega foi feita às 65 famílias das 84 crianças e oito agentes de educação do “Asinhas” em Capixaba.

A entrega ocorreu na Comunidade São Luiz do Remanso, na Associação Agroextrativista Amarca e na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Chico Mendes . “Esta parceria é uma oportunidade que muitos não têm, por isso pedimos que os pais ajudem no cuidado e manuseio do material”, esclarece Otávio Vareda, prefeito de Capixaba.

Cristiane de Carvalho, mãe de Ludmila, foi uma das contempladas com o material (Foto: Elynalia Lima)
Cristiane de Carvalho, mãe de Ludmila, foi uma das contempladas com o material (Foto: Elynalia Lima)

Os kits para as crianças contêm 25 itens, entre material didático e escolar, outros recursos específicos da metodologia do Asinhas e mochila. O agente de educação recebe 54 itens, como fantoches, mochila e todos os materiais necessários para as aulas. “Todo o material que eu vi vai ser muito importante. Sei que quando minha filha for estudar na cidade ela vai ter aprendido muito”, afirma Cristiane de Carvalho, mãe da aluna Ludmila.

O material foi adquirido com recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (ProAcre).

No programa a metodologia é diferenciada. O agente de educação faz o atendimento domiciliar às crianças de 4 e 5 anos em lugares de difícil acesso do Acre.  São dois encontros semanais individualizados. “Curso o segundo ano da faculdade de pedagogia. Antes eu queria cursar direito, mas depois do Asinhas sei que a pedagogia me escolheu. Vou fazer especialização em educação infantil e psicopedagogia”, diz Sebastiana Ribeiro de Morais, agente do Asinhas.

Em 2015, o Asinhas está em 18 cidades acreanas, com mais de 2 mil crianças atendidas. “Temos visitado as comunidades e ouvimos depoimentos de que os alunos do Asinhas se destacam ao chegar às escolas praticamente alfabetizados”, destacou  Alda da Silva Diógenes, coordenadora-geral de Ensino Rural da SEE.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter