Organizada pelo terceiro ano consecutivo no Acre, a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) realizou nesta sexta-feira, 13, a etapa final da edição 2013 dessa competição, que envolve alunos de ensino médio.
Criada pelo governo de Pernambuco em 2008, a OJE tem como principal objetivo estimular alunos e professores em processos de aprendizado diferenciados, desafiando seus participadores com atividades interativas e colaborativas. Desde o seu início no Acre, em 2011, já participaram mais de nove mil alunos e 400 professores, tendo como meta para 2013 a inscrição de cinco mil estudantes.
A equipe vencedora deste ano é a “Maníacos da Net”, composta por seis alunos da Escola Flodoardo Cabral, de Cruzeiro do Sul. Em 2012, outra equipe cruzeirense, nomeada “Espartanos”, foi a vencedora da competição. A escola campeã recebe o troféu da OJE, que permanece por um ano na escola, sendo repassado para a próxima escola vencedora.
“É um momento muito especial para nós, que nos empenhamos muito para alcançar esse resultado, e a vitória é simplesmente o reflexo do trabalho em grupo que realizamos. Mais uma conquista para nossa escola e para nosso município”, disse o professor de química Reginaldo Almeida da Cruz, responsável pela equipe vencedora.
A equipe foi recebida no gabinete do secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, para a entrega dos prêmios, que incluem medalha, troféu, tablets, vale-compra no valor de R$ 250 e uma viagem à cidade de Lima, capital do Peru, para toda a equipe.
“Incentivar a interatividade entre os conteúdos escolares e atividades lúdicas aumenta o prazer que o aluno pode ter em descobrir novos conhecimentos. A Olimpíada amplia os horizontes dos estudantes e ainda faz com que eles criem uma conexão maior com seus professores e com os colegas de classe”, declarou Daniel Zen.
Escolas vencedoras:
1º lugar: Maníacos da Net / Escola Flodoardo Cabral – Cruzeiro do Sul
2º lugar: Originals / Escola Armando Nogueira – Rio Branco
3º lugar: Espartanos / Escola Flodoardo Cabral – Cruzeiro do Sul