Uma equipe de cinco médicos realiza o atendimento às pessoas abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco por causa da cheia do Rio Acre. São dois pela manhã, dois à tarde e um que fica no local até as 22 horas. Além dos médicos, 40 profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de endemias e comunitários, atuam na unidade de saúde e demais dependências do parque.
A secretária de Saúde de Rio Branco, Alexandrina Chaves, cita que há uma média de 60 consultas diárias e que os pacientes já recebem a medicação. Os ônibus e equipes dos programas de saúde bucal e de DSTAids dão suporte no atendimento. Os dentistas atendem crianças e adultos e testes rápidos de HIV podem ser feitos no ônibus no programa.
Vacinação nos boxes
Além do atendimento na unidade de saúde instalada no Parque, as equipes percorrem os boxes vacinando crianças e adultos. São nove tipos de vacina que previnem doenças como hepatite e paralisia infantil. Há também o suplemento de ferro e vitamina A, que auxilia no crescimento das crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.
A secretária Alexandrina ainda diz que a vacinação feita nos boxes é uma estratégia para garantir que todos sejam vacinados e ressalta a importância da imunização para adultos e principalmente as crianças.
As mães aprovam o serviço de vacinação. Andressa Torres, que é do bairro Cadeia Velha aproveitou para colocar em dia a carteira de vacinação do filho e também se imunizou contra a hepatite B e febre amarela. “Estou satisfeita porque hoje eu já me consultei, fiz uma restauração no dente e agora eu e meu filho nos vacinamos”, disse.