Equipe da Sedens visita regional do Juruá para acompanhar projetos

O secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, junto a assessores e técnicos de sua pasta, esteve, durante esta semana, em visitas e reuniões de planejamento na regional do Juruá. Os assuntos tratados foram referentes aos investimentos que estão sendo feitos pelo governo do Estado em todos os municípios da região.

Produção e beneficiamento de peixe

No Juruá, um dos maiores interesses está na área da piscicultura. Em fase avançada de execução está o frigorífico de peixe, obra visitada por Edvaldo e pelo secretário adjunto Fábio Vaz. Trata-se de um investimento superior a R$ 4 milhões, que possibilitará avanço para a economia da região e de todo o Estado. No apoio técnico e científico da cadeia produtiva do peixe está o centro de alevinagem, obra relevante para o desenvolvimento de pesquisas e espécies de peixes de alto valor comercial.

 

Edvaldo Magalhães e Fábio Vaz analisam projeto de execução do Frigorifico de peixe (Foto: Assessoria Sedens)

Edvaldo Magalhães e Fábio Vaz analisam projeto de execução do frigorifico de peixe (Foto: Assessoria Sedens)

 

Indústria florestal

Na área florestal, está outro avanço industrial que representa boa parcela dos investimentos públicos no Juruá. Exemplo disso é o Parque Industrial Florestal de Cruzeiro do Sul, que já abriga o Polo Moveleiro da região, com 15 galpões já em pleno funcionamento. Outras empresas estão em processo de instalação no local.

O Complexo Industrial Florestal de Cruzeiro do Sul também representará um novo conceito de exploração dos recursos naturais no Acre, em que importantes parcerias estão sendo realizadas no setor. O governo do Estado, por meio da Sedens, traça um modelo de desenvolvimento econômico que envolve os setores público e privado para geração de renda e resultados positivos, a exemplo dos projetos de assentamentos florestais e a exploração das florestas públicas em parceria com as famílias assentadas.

Shopping Naval

Outro investimento que vem sendo feito no Juruá é o Shopping Naval de Cruzeiro do Sul, que, mesmo em pleno inverno amazônico, está em execução. Localizado às margens do Rio Juruá, o projeto contemplará sócios da Cooperativa de Construtores de Barcos da região. Em breve, os integrantes da cooperativa estarão produzindo em escala industrial e já foram contemplados com máquinas e equipamentos para o desempenho da atividade.

 

Secretário Edvaldo Magalhães visita obras do Shopping Naval em Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria Sedens)

Secretário Edvaldo Magalhães visita obras do Shopping Naval em Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria Sedens)

 

No encontro, Edvaldo Magalhães destacou que o resultado pretendido em 2013 está na organização e planejamento de ações que fomentem o desenvolvimento econômico do Estado, sem esquecer a valorização de atores importantes para o processo de desenvolvimento. “Agora é o momento de a gente fazer com que essas pessoas, que passaram grande parte de suas vidas no isolamento, possam ter oportunidades de apostar em novos negócios para criar uma economia forte em toda a região do Juruá”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter