Equipe da Saúde de Rondônia conhece fábrica de preservativos do Acre

Equipe durante visita à fábrica (Foto: Cedida)
Equipe durante visita à fábrica (Foto: Cedida)

Localizada em Xapuri, a Natex – fábrica de preservativos masculinos do Acre – recebe visitas de diversas instituições de todos os lugares. Na última semana, foi a vez de a equipe da Coordenação de Hepatites Virais, ligada à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (RO), conhecer a estrutura da fábrica, que utiliza como matéria-prima a borracha nativa.

O coordenador do Departamento de DST/Aids do Acre, Nelson Guedes, também acompanhou a visita da equipe. Segundo a diretoria da Natex, essas visitas são importantes por mostrarem o trabalho realizado no estado junto às comunidades extrativistas, na valorização do potencial econômico da floresta.

Na ocasião, a enfermeira Cleidenéia Amaral pontuou a relevância desse trabalho: “Temos atuado fortemente no projeto de controle e prevenção ao HIV e hepatites virais em Rondônia. Como o Acre também distribui preservativos para o estado, foi essencial conhecermos de perto o processo de produção”.

A Natex é ligada ao governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), e recebe a produção de látex atualmente de cerca de 700 famílias de seringueiros, com a capacidade de fabricar até 90 milhões de preservativos por ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter