Equipe da ONU visita instalações da Funtac

Equipe conheceu parte do trabalho nos laboratórios (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Aos poucos a parceria do governo, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), se estreita com a Organização das Nações Unidas (ONU), que já enviou algumas equipes para conhecer projetos sustentáveis executados no estado. Nesta quinta-feira, 24, representantes do Fundo de População (UNFPA) da organização conheceram a estrutura da Funtac e as inovações tecnológicas desenvolvidas na instituição.

A equipe composta por profissionais das áreas de farmácia e bioquímica está de passagem pelo Acre, em razão da visita que fará nesta sexta-feira, 25, à fábrica de preservativos masculinos Natex, em Xapuri, vinculada à Funtac.

Nesse sentido, aproveitaram para conhecer a estrutura dos laboratórios da instituição, em Rio Branco, onde conferiram os serviços disponíveis no local, que vão desde a pesquisa e manipulação de espécies de óleos vegetais à análise físico-química e microbiológica de água e alimentos para uma parte das indústrias e empresas acreanas, a exemplo do Laboratório de Produtos Naturais (LPN).

Na oportunidade, a diretora-técnica da Funtac Silvia Basso apresentou novos produtos desenvolvidos a partir de pesquisas em laboratório. “Eles irão conhecer a fábrica de preservativos e, por isso, aproveitamos para apresentar a eles duas linhas desenvolvidas aqui e que estão em processo de patenteamento, que são um lubrificante e um retardante. Mais uma vez nos sentimos felizes em poder mostrar os avanços que o Acre tem obtido na área da pesquisa e da tecnologia”, pontua.

Sobre o UNFPA

O fundo está presente em mais de 150 países e abrange diferentes eixos, como saúde reprodutiva, educação e direitos da criança e do adolescente.

Desde 1996, é responsável pela aquisição de insumos que envolvem questões de saúde reprodutiva, intermediando por meio de catálogos o fornecimento para o setor público.

O lema do UNFPA é a criação de um mundo em que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros e todos os jovens alcancem seu potencial.

Leia mais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter