A secretária de Estado de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, recebeu no auditório da Setul, na manhã desta segunda-feira, 16, a equipe peruana responsável pela organização da I Semana de Cusco no Brasil. Entre eles, Bóris Gómez, coordenador do evento, o representante da Câmara de Comércio de Cusco, Humberto Valdez, responsável pela logística e produtos trazidos do Peru, e uma equipe de chefes de cozinha peruana, além dos representantes do Consulado Peruano de Rio Branco, Ricardo e Alfredo Velarde, e a imprensa peruana.
O evento tem o apoio do governo do Estado, através do Gabinete Civil e Setul, do Itamaraty, Consulado Peruano, da Empresa de Promoção Turística internacional peruana, a Promperu, da Câmara de Comércio de Cusco, e do Ministério de do Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) e do Governo Regional de Cusco.
No encontro, Ilmara Lima, expressou seu contentamento em nome do governo do Estadom, e por todos os acreanos, em receber um evento que aproxima as nações através da cultura. “O governo do Acre sempre buscou a integração entre Peru e Brasil através do nosso Estado, e para nós é uma honra recebê-los em nossa casa”, afirma.
A secretária também ressaltou que o governador Tião Viana e a primeira-dama, Marlúcia Cândido, são extremamente engajados no desenvolvimento cultural do Acre através da cultura e gastronomia, lembrando da criação da Escola de Gastronomia e Hospitalidade, que será implantada na capital acreana.
O evento que começa amanhã, 17 e se estende até o dia 19, terá uma série de atrações culturais como danças tradicionais, exposições fotográficas e apresentação de comidas típicas do Peru que acontecerão em diversos locais como o Via Verde Shopping, e restaurantes da cidade.
O chef de Cozinha Peruano e coordenador da gastronomia da semana, Henry Gómez, disse estar ansioso em apresentar os pratos típicos do Peru, para os visitantes que comparecerão nos dias de evento. “Será um prazer servir nossos pratos para os acreanos. Trouxemos o que há de mais especial de nossa cozinha para que degustem na I Semana de Cusco aqui em sua cidade” afirma Henry.
Para o coordenador do evento, Bóris Gómez, o apoio do Governo é de fundamental importância, demonstrando o interesse pela integração, mostrando que a receptividade do acreano é singular. “Para nós peruanos, é sempre bom ser recebido em Rio Branco. Tenho certeza de que a I Semana de Cusco no Brasil, aqui em Rio Branco, será um sucesso absoluto!”, afirma Boris.