Agência de Notícias vence etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo

print cafe

A equipe da Agência de Notícias é a vencedora da categoria webjornalismo da etapa estadual do 6° Prêmio Sebrae de Jornalismo. A definição dos classificados foi a partir da avaliação das 1.395 inscrições de todas as regiões brasileiras, e agora é uma das concorrentes à etapa nacional.

A matéria foi redigida pelos  jornalistas Rayele Barbosa e Eduardo Gomes, com fotografias de Angela Peres e ainda um vídeo de Wesley França. Trata sobre a política pública de inclusão socioprodutiva desenvolvida pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), que é inédita no estado do Acre, e um dos destaques foi a entrega de mudas de café e equipamentos para agricultores, o que permitiu o desenvolvimento dessa cadeia produtiva.

“A Agência de Notícias do Acre tem se destacado em premiações nacionais, e é um orgulho poder representar o Acre em um prêmio tão importante. Nossa matéria mostra como é possível mudar a vida das pessoas por meio de políticas públicas na área de produção e incentivando os pequenos negócios”, afirmou Eduardo Gomes.

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Resultado nacional será divulgado em agosto (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A repórter Rayele explica que a matéria foi feita em etapas, porque apresenta as ações em diferentes municípios. A diagramação foi realizada por Thennyson Passos, que transformou parte do trabalho fotográfico em arte.  O cinegrafista Wesley filmou e também realizou a edição do vídeo. “Fico feliz de o trabalho estar sendo reconhecido, porque o vídeo sintetiza as informações da matéria”, explica.

A revelação dos vencedores da etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo e a entrega dos prêmios serão realizadas em agosto de 2014 e o prêmio é no montante de R$ 15 mil.

Histórico de Reconhecimento

Representantes do Sistema Público já foram premiados em outras edições. No ano de 2011, a repórter Celis Fabrícia e o cinegrafista Ruizemar Leite se inscreveram na categoria telejornalismo e foram campeões nacionais com a matéria “Do lixo ao mercado – Como transformar uma ideia em produto”.  “A matéria fala do trabalho do ‘Seu Nilo’, que tem uma criatividade impressionante e encontrou soluções para ajudar o meio ambiente e gerar renda. Eu me sinto honrada em poder compartilhar uma história tão interessante”, conta Celis.

E no ano de 2012, a jornalista Elynália Lima ganhou a etapa estadual na categoria radiojornalismo, com a matéria “Projeto Catar: uma forma empreendedora de trabalhar a inclusão socioprodutiva”. Mais uma descrição de um trabalho sustentável do estado, em que a reportagem falou sobre a valorização da profissão de catador e aproveitamento de resíduos, que foi apresentada no Boletim Aldeia, na frequência 96,9 FM.

A fotógrafa Angela Peres também foi  homenageada na última sexta-feira, 30, pelo Banco da Amazônia pelo seu trabalho realizado. Um reconhecimento a profissionais da imprensa acreana em comemoração ao Dia Nacional da Imprensa, celebrado dia 1 deste mês.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter