O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), representando o governo do Estado, foi destaque neste fim de semana em Brasília, participando da competição Bombeiros Challenge Brasil – Etapa Torre Tóquio 40 anos. A equipe acreana, composta por vários militares, demonstrou habilidades técnicas, físicas e intelectuais de alto nível nas atividades que simulam combates a incêndio.
Os militares do CBMAC participaram das etapas classificatórias durante três dias e conseguiram excelentes colocações:
– Categoria Feminina (18-29 anos): Soldado Adriana – 3º lugar
– Categoria Feminina (30-39 anos): Soldado Vanessa – 2º lugar
– Categoria Masculina (18-29 anos): Soldado Sauer – 2º lugar
– Categoria Masculina (30-39 anos): Capitão Felipe – 9º lugar
– Dupla Feminina: Vanessa e Adriana – 3º lugar
– Trio Feminino: Vanessa, Adriana e Katrine – 3º lugar
A soldado Adriana Morais relatou sua experiência: “Participar do Bombeiros Challenge 2024 foi um grande desafio para os Bombeiros de Aço do Acre. Esta foi a primeira participação em nível nacional para muitos de nós, e a prova foi baseada em competições internacionais, que são muito mais exigentes. Toda a equipe se dedicou ao máximo para representar o CBMAC e o Estado do Acre da melhor forma possível, mostrando a garra e determinação dos bombeiros acreanos”.
A soldado Vanessa Moura também compartilhou sua perspectiva: “Foi uma grande honra realizar essa etapa, com tantos resultados positivos para nossa instituição. Isso prova que estamos sendo treinados e forjados da melhor forma possível para atender a população. Para nós, mulheres, foi uma honra competir de igual para igual com os homens, realizando as mesmas tarefas e com os mesmos pesos”.
“A competição trouxe muitos desafios, com apenas um mês para treinar com novas métricas de prova e equipamentos. Ao chegar a Brasília, tivemos que nos adaptar rapidamente às mudanças. Graças à perseverança, conseguimos nos classificar para várias finais e conquistar cinco pódios”, disse o soldado Guilherme Sauer.
E o comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Silva, analisou a atuação dos bombeiros do Acre: “Nossa participação mostra o quanto o estado está à frente e bem representado em qualquer lugar do Brasil ou do mundo. É motivo de orgulho para nossa instituição”.
O CBMAC enfrentou um quarteto de Brasília, que no ano passado representou o Brasil e foi campeão nos Estados Unidos. Apesar de competirem contra atletas que só treinam, os “acreanos do pé rachado e da terra do dinossauro” mostraram sua determinação e capacidade técnica.
O evento, que contou com a participação de mais de cem atletas de todo o Brasil, exigiu preparo físico, técnico e emocional dos participantes, simulando uma ocorrência de combate a incêndio estrutural.
No domingo, 4, foi realizada a última etapa da competição, e todos os olhos estavam voltados para a equipe do CBMAC, que já provou sua capacidade e está nas finais da competição Bombeiros Challenge Brasil – Etapa Torre Tóquio 40 anos.