Equipamentos entregues pelo governo fortalecem combate ao desmatamento

Paulo Cavalcante (esquerda) ao lado do gerente da Seaprof Antônio Nascimento, comemora entrega de máquinas agrícolas no Alto Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Paulo Cavalcante (esquerda) ao lado do gerente da Seaprof Antônio Nascimento, comemora entrega de máquinas agrícolas no Alto Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado promoveu em Epitaciolândia mais um capítulo na promoção das ações de combate às queimadas e ao desmatamento. Durante a entrega de 12 tratores, quatro caminhões e 18 implementos agrícolas, o governo possibilita mais condições aos produtores rurais para que evitem o uso do fogo na produção agrícola.

Além da entrega dos equipamentos, o governo do Estado tem realizado diversas reuniões com sindicatos e associações de produtores rurais para construir uma grande parceria em defesa do meio ambiente durante o verão amazônico.

A intenção é sensibilizar pessoas como o produtor rural Paulo Cavalcante, presidente da Associação dos Produtores do Projeto de Assentamento Santa Quitéria, localizado às margens da BR-364, sentido Assis Brasil.

A associação representa 300 famílias de produtores rurais. “A gente sabe que o uso do fogo não deve ser feito. Alguns agricultores ainda usam porque não conhecem outras alternativas. Com essas máquinas entregues pelo governo vai ser possível que, assim como eu já fiz, outros produtores não usem mais fogo nas suas propriedades”, destaca Paulo.

Idésio Franke, Emater, participa de reuniões no Alto Acre para o combate ao desmatamentos e queimadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Idésio Franke, da Emater, participa de reuniões no Alto Acre para o combate aos
desmatamentos e às queimadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Assim como na comunidade do Santa Quitéria, a intenção é levar o assunto para todas as comunidades da região de Brasileia. “A comunidade rural está de parabéns. Com essa estrutura vamos poder oferecer um serviço com mais qualidade e evitar conflitos com a questão ambiental”, afirma Antônio Francisco Nascimento, gerente do escritório da Seaprof no município.

As discussões sobre o combate ao fogo e ao desmatamento já acontecem em várias partes do Alto Acre, segundo Idésio Franke, diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater)

“Por determinação do governador Tião Viana, estamos nos reunindo com o setor produtivo do Acre. Começamos por Capixaba e vamos estender a todos os outros municípios. Falamos da importância de combater as queimadas e o desmatamento por meio da aplicação de tecnologia e educação ambiental”, explica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter