Envelhecimento saudável é tema de palestra para idosos na Secretaria de Saúde

Ao som do Coral Saber Viver, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) promoveu na manhã desta quarta-feira, 11, uma palestra com o tema envelhecimento saudável. O evento é referente ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, lembrado em 1º de outubro.

Atualmente, a Sesacre possui 863 servidores idosos – 528 mulheres e 328 homens – que seguem trabalhando e estão na faixa etária de 60 a 73 anos, o que indica um envelhecimento saudável.

“O desenvolvimento humano é algo inerente a todas as etapas da vida, inclusive na velhice” ressaltou a coordenadora do Núcleo de Saúde da Pessoa Idosa da Sesacre, Cleide Rebouças.

Alba Ferreira, de 70 anos, exalta a prática de atividades físicas para um envelhecimento saudável. Foto: Odair Leal/Sesacre

A aposentada Alba Ferreira, de 70 anos, participa de uma série de atividades, às quais ela atribui a boa forma. Para ela, a temática Envelhecimento saudável é de extrema importância, pois ela vive isso ao longo de sua trajetória.

“Muito importante, porque nós frequentamos vários grupos de idosos. De coral, academia. Quando não estamos na academia, estamos no coral. Melhoramos muito o estilo de vida fazendo exercícios de ginástica, caminhada”, conta ela.

“Acho que  precisamos ser mais respeitados, porque muitas vezes existe preconceito com as pessoas de mais idade”, destacou Maria do Carmo Lima, de 63 anos. Foto: Odair Leal/Sesacre

A cantora Maria do Carmo Lima, de 64 anos, também exaltou a iniciativa e ponderou que ainda hoje há preconceito com as pessoas idosas.

“Acho que precisamos ser mais respeitados, porque muitas vezes existe preconceito com as pessoas de mais idade, então muitas vezes somos colocados de canto. Nós precisamos de uma vida saudável, amável, mas eu acho que nós temos que viver uma vida em que os idosos se sintam bem, procurem algo que gostem. Nós fazemos atividades físicas, procuramos comer de forma mais saudável e, assim, estar junto das pessoas, passando e recebendo alegria e procurando fazer o melhor, sermos pessoas alegres, porque problemas todos nós temos, mas precisamos buscar soluções”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter