Projeto desenvolvido pelo Deas em parceria com Saerb desperta para os cuidados necessários com a preservação do meio ambiente
A apresentação de atividades culturais e a entrega oficial da horta escolar marcaram o encerramento da oficina Ação Ambiental e Sanitária na escola Aracy Cerqueira em Rio Branco. Os 187 alunos do ensino fundamental fizeram cartazes informativos sobre os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente, além de realizarem a leitura de poesias e a apresentação de peça teatral com fantoches.
A ação faz parte do projeto "Meio Ambiente Minha Vida" que vem sendo desenvolvido em cinco regionais da capital desde setembro do ano passado. A intervenção social completa o conjunto de obras de instalação da rede de água e esgoto e de melhorias no abastecimento na capital. Os recursos são do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do Governo do Estado e apoio da Prefeitura de Rio Branco.
Para o Diretor-presidente do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Deas), Petrônio Antunes, as atividades são de incentivo à educação ambiental e sanitária da população. "Estamos começando pelas crianças, que cobram dos pais em casa, e acabam atuando como multiplicadores dos ensinamentos em toda a comunidade. Lembrando sempre que saneamento é saúde", destacou.
Dez hortas escolares já foram implantadas nas cinco regionais de Rio Branco. O projeto prevê a orientação técnica do melhor lugar para plantar as hortaliças, a entrega das sementes, as tendas protetoras do sol e o acompanhamento da produção. Os produtos são destinados à merenda escolar e ainda entregues aos alunos mais carentes.
"Para nossa escola rural estas iniciativas foram um presente. Estamos trabalhando a prática junto com a teoria. Hoje se fala muito de meio ambiente da escola, mais isso só ganha foco de tiver uma ação prática, um trabalho concreto, esta parceria trouxe esta realidade", enfatizou a coordenadora de ensino da Aracy Cerqueira. Já a aluna Tabita Amorim, falou dos ensinamentos adquiridos durante os dias de oficina. "Nós aprendemos muito sobre os cuidados com o meio ambiente, como não jogar lixos em lugares errados e a não desperdiçar água".
O diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, Semmy Ferraz, lembrou que o bairro Custódio Freire faz parte dos locais que começam a receber água tratada depois do projeto de ampliação da rede. "As obras de saneamento não são suficientes para resolver o problema de abastecimento. As pessoas precisam cuidar do patrimônio, e esta ação social contribui para estimular este cuidado, despertando para a valorização da importância da água".