Entra em vigor novo sistema de trânsito na Waldomiro Lopes e Otávio Rola

Obra custou R$3 milhões e gerou 120 empregos e é o primeiro resultado prático do Plano Diretor de Trânsito lançado há uma semana.

novo_sistema_de_trnsito.jpg

O novo sistema de trânsito nas ruas Waldomiro Lopes e Otávio Rola, em Rio Branco, está em vigor desde às 7h deste sábado, 7. Agora, a rua Otávio Rola possui sentido único de direção, como também Waldomiro Lopes no trecho entre a Avenida Antônio da Rocha Viana e a Escola Anice Dib Jatene.

O novo sistema integra a segunda etapa da duplicação e urbanização  da Waldomiro Lopes  e é o primeiro resultado prático do Plano Diretor de Trânsito de Rio Branco lançado há uma semana pelo Governo do Estado e Prefeitura da capital. Trinta educadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estarão prestando durante um mês  apoio a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que usam aquelas vias.

A segunda fase da urbanização (2007/2008) será inaugurada nos próximos dias. A obra promoveu profunda intervenção na região da Waldomiro Lopes, beneficiando a população de ao menos dez bairros, segundo o Departamento de Estrada de Rodagem do Acre (Deracre), responsável pelo serviço. Nesta etapa, a obra custou R$3 milhões e gerou cerca de 120 empregos diretos.

Ruas que antes eram cobertas pelo matagal agora estão totalmente urbanizadas com asfalto, calçada, iluminação e ciclovia. O projeto implantou um sistema binário com três quilômetros de ciclovia que tem conexão ao Parque Tucumã. Gicélia Viana, engenheira civil do Deracre, destaca como impacto positivo a valorização imobiliária gerada pela obra|:  "aqui era um local de esgoto, cheio de mato e foi transformado em um espaço bonito, que eleva em muito a qualidade de vida das pessoas".

Governo e Prefeitura transferiram os feirantes das ruas próximas do Conjunto Manoel Julião, melhorando a qualidade do trânsito e facilitando a vida de ambulantes e consumidores.

 

No colorido da praça

Gustavo, de 6 anos, gosta de passear com seu cachorrinho de estimação na nova praça da Waldomiro Lopes, no multicolorido das flores e dos equipamento que servem de lazer e diversão para as famílias que moram na região. 

novo_sistema_transito_900_03.jpg

 

   
 

Passeando na calçada

 
 novo_sistema_transito_900_04.jpg  

Deuzimir e sua esposa, Laurinda, passeiam na calçada da escola Anice Jatene dizendo-se satisfeitos com a obra que, segundo eles, trouxe melhoria em suas vidas. O casal mora no bairro da Conquista, um dos mais beneficiados com a segunda etapa da urbanização da Waldomiro Lopes.

   

Amor pelas flores

 

A família de Nires da Silva Chaves mora há 22 anos na Conquista e sentia tristeza quando trafegava pelas ruas da região, tomadas pelo mato e esgoto. Nires está fascinada pelas flores que pinçam de alegria praça e canteiros. "Tudo está muito bonito. Tomara que fique assim na minha rua também", disse ela, durante caminhada junto com as filhas Brenda, 7, e Williane, 13.

 

novo_sistema_transito_900_05.jpg