Obra custou R$3 milhões e gerou 120 empregos e é o primeiro resultado prático do Plano Diretor de Trânsito lançado há uma semana.
O novo sistema de trânsito nas ruas Waldomiro Lopes e Otávio Rola, em Rio Branco, está em vigor desde às 7h deste sábado, 7. Agora, a rua Otávio Rola possui sentido único de direção, como também Waldomiro Lopes no trecho entre a Avenida Antônio da Rocha Viana e a Escola Anice Dib Jatene.
O novo sistema integra a segunda etapa da duplicação e urbanização da Waldomiro Lopes e é o primeiro resultado prático do Plano Diretor de Trânsito de Rio Branco lançado há uma semana pelo Governo do Estado e Prefeitura da capital. Trinta educadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estarão prestando durante um mês apoio a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que usam aquelas vias.
A segunda fase da urbanização (2007/2008) será inaugurada nos próximos dias. A obra promoveu profunda intervenção na região da Waldomiro Lopes, beneficiando a população de ao menos dez bairros, segundo o Departamento de Estrada de Rodagem do Acre (Deracre), responsável pelo serviço. Nesta etapa, a obra custou R$3 milhões e gerou cerca de 120 empregos diretos.
Ruas que antes eram cobertas pelo matagal agora estão totalmente urbanizadas com asfalto, calçada, iluminação e ciclovia. O projeto implantou um sistema binário com três quilômetros de ciclovia que tem conexão ao Parque Tucumã. Gicélia Viana, engenheira civil do Deracre, destaca como impacto positivo a valorização imobiliária gerada pela obra|: "aqui era um local de esgoto, cheio de mato e foi transformado em um espaço bonito, que eleva em muito a qualidade de vida das pessoas".
Governo e Prefeitura transferiram os feirantes das ruas próximas do Conjunto Manoel Julião, melhorando a qualidade do trânsito e facilitando a vida de ambulantes e consumidores.