Informações servem de base para as políticas educacionais e distribuição de recursos
O Censo Escolar da Educação Básica 2011 começa nesta quarta-feira, 25, em todo o país. Para que a coleta dos dados como número de professores, instituições de ensino e alunos aconteça de forma correta e mais abrangente possível em todos os municípios do Acre, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte realizou na manhã desta segunda-feira, 23, um encontro com gestores escolares, coordenadores de núcleos e secretários municipais de Educação.
A Secretaria de Educação e Esporte está com um cronograma de treinamento do censo, que atingirá todos os 22 municípios do Estado. A ideia é capacitar o responsável pelo lançamento das informações mostrando passo a passo as mudanças ocorridas em cada um dos quatro questionários que compõem o censo. No segundo maior município do Estado, Cruzeiro do Sul, o seminário será nesta terça-feira, 24, com a presença do secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen.
O Censo Escolar é realizado anualmente em todo o país e é o principal instrumento de referência para a implantação de políticas públicas, pois é por meio dele que se obtém um amplo registro das condições educacionais em âmbito nacional, estadual e municipal. Os dados coletados pelo censo servem de base, por exemplo, para a transferência de recursos públicos de programas como do livro didático, merenda e transporte escolar, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), entre outros. O último Censo Escolar apontou que no Acre havia 1.717 escolas e mais de 256 mil estudantes.
Para o diretor de ensino da SEE, Josenir Calixto, o Censo é fundamental para a construção de projetos educacionais. “Não há como fazer gestão pública sem as informações do Censo. Todas as políticas que saem daqui têm seu primeiro olhar nos dados e bases estatísticas do Censo Escolar”, explica.
Convidada para abrir o evento, a coordenadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Censo Escolar da Educação Básica 2011, Célia Gedeon Araújo, falou da responsabilidade dos gestores públicos quanto à coleta de dados e as implicâncias caso os registros não sejam informados e coletados corretamente. “Não se planeja educação neste país sem dados do censo. É uma contribuição muito grande para a nação.”
O prazo final para a conclusão do Censo na internet será no dia 14 de agosto.