Gestores das escolas públicas de Rio Branco participaram nesta segunda-feira, 26, do Encontro Regional para Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas Redes e Escolas do Acre. A reunião foi no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Representantes das redes e conselhos de educação participaram do evento.
A base é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da educação básica têm o direito de aprender. É um documento previsto em lei e deve ser obrigatoriamente observado na elaboração e implementação dos currículos das redes públicas e privadas das zonas urbanas e rurais.
Durante o encontro, o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, falou da importância de construir uma base que contribua para a melhoria da qualidade do ensino em nível nacional, sem deixar de pensar nas peculiaridades de cada região.
“Precisamos, a partir desse documento norteador, produzir um currículo que garanta a equidade de aprendizagem para os nossos estudantes e, sobretudo, tenha a cara do Acre, respeitando todas as nossas peculiaridades e particularidades”, ressalta.
A presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanellas, ressaltou que os gestores acreanos não podem ser apenas os consumidores do que é apresentado. “Temos que ser produtores de tudo que é construído e que interfere no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, explica.
A Base
O encontro teve como objetivo mobilizar as redes públicas estaduais e municipais para o Dia D, quando as escolas conhecerão a BNCC, que já teve sua versão homologada tanto no ensino infantil quanto fundamental.
O Dia D vai ser realizado no Acre no próximo dia 6 de abril, data em que as escolas conhecerão as principais diretrizes da base, como, por exemplo, os direitos e deveres dos estudantes e o que eles precisam aprender em cada área do conhecimento.
A diretora de ensino da SEE, Rúbia Cavalcante, explica que a discussão em torno da BNCC é realizada desde o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, em nível nacional e estadual, e que agora os debates estão em fase de implementação.
“Esse encontro está sendo realizado em todas as regionais, para que os educadores de todos os vinte e dois municípios acreanos tenham condições de implementar a base em suas localidades”, frisa. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, a reunião será nesta terça-feira, 27, no núcleo da SEE.