A Associação Nacional dos Detrans (AND) reuniu, esta semana, representantes estaduais no 75º Encontro Nacional dos Detrans (END). O evento, realizado em Brasília (DF) visa propiciar debates e troca de experiências sobre temas que impactam a vida dos cidadãos.
Entre os objetivos do encontro estão a discussão das mudanças na legislação, soluções e inovações tecnológicas que proporcionem mais segurança aos participantes do trânsito e usuários dos serviços que os Detrans oferecem, além do compartilhamento das boas práticas para melhorar os processos e ofertas de atendimento.
O presidente da AND, Jonielson Pereira, destacou a importância do envolvimento dos estados nas proposições. “Nosso papel é oportunizar que os Detrans tenham acesso às empresas que podem resolver os principais gargalos do sistema de trânsito, assim como promover o debate para melhoria em todos os âmbitos, a fim de ofertar serviços de qualidade e salvar vidas”, ressaltou.
De acordo com a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, o intercâmbio de informações e experiências é fundamental. “É uma oportunidade de compartilhar experiências positivas e conhecer soluções aplicadas em nível nacional, que podem aprimorar nosso trabalho”, observou.
União para reduzir mortes no trânsito
Durante o encontro, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou “a redução da burocracia e uso da tecnologia para tornar serviços mais ágeis e eficientes”, além de enaltecer a importância de todos os Detrans estarem comprometidos com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
O plano é um conjunto de medidas estabelecidas pelo governo federal para reduzir o número de mortes e lesões decorrentes de acidentes no país. Entre as principais ações estão a melhoria da infraestrutura viária, a educação para o trânsito, a fiscalização do uso de álcool e drogas, o incentivo ao uso de meios de transporte não motorizados e o aprimoramento do atendimento às vítimas de acidentes.