Representantes de vários estados brasileiros se reúnem na Casa dos Povos Indígenas para discutir políticas públicas de cultura
Mais de dez secretários de cultura de diversos estados brasileiros participam em Rio Branco do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que será realizado nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, na Casa dos Povo Indígenas, antigo Kaxinawa, presidido pela secretária de cultura de Sergipe, Heloísa Galdino. O encontro receberá como convidados o diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Marcelo Bones, que falará sobre o Fundo de Circo, Teatro e Dança e a representante regional do Ministério da Cultura (MinC), Keilah Diniz.
Pela primeira vez sediado no Acre, o encontro é um instância de articulação entre os secretários e dirigentes de cultura dos estados, onde serão discutidos temas referentes à gestão da cultural no país. "O fórum é um espaço de representação política muito forte, que procura sempre obedecer um consenso no posicionamento dos estados. É através dele que definimos as estratégias para a aprovação de medidas a favor das políticas públicas", explica o Presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, Daniel Zen.
Na programação, que inicia nesta quinta-feira, às 9h30, estão pautados assuntos como ampliação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), a pauta eleitoral da cultura, o projeto de lei do Direito Autoral, explanado pelo Ministério da Cultura (MinC), e as apresentações dos convênios dos Pontos de Cultura nos estados.
Para Daniel Zen, uma das partes mais importantes do encontro é a troca de experiência no trabalho com a cultura realizado pelas diferentes gestões. "São reuniões ricas em conhecimento e estratégias sobre articulação de políticas públicas para cultura. Conseguimos nos inspirar com os trabalhos de outros secretários e desenvolver ações que antes não eram pensadas."
Não só de discussões e explanações é formada a programação do encontro. Os secretários visitarão os equipamentos e projetos artístico-culturais, que têm se tornado sinônimo de sucesso na aplicação de recursos públicos, em ações como o Arraial Cultural, criado há 12 anos, e que nessa edição realiza o 6º Concurso Nacional de Quadrilhas. O grupo conhecerá também as ações de políticas públicas de cultura desenvolvidas pelo estado, visitando os espaços da Biblioteca Pública Estadual, da Biblioteca da Floresta e da Usina de Arte.
A Casa dos Povos Indígenas, onde funcionava o antigo Kaxinawa (espaço revitalizado pelo Governo do Estado e entregue nesta quarta-feira à comunidade), receberá para o encontro os secretários do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Bahia, Pará, Paraná, Alagoas, Pernambuco, Rondônia, Piauí e Sergipe.