A abertura do 2º Encontro Internacional Capoeira Nagô será nesta quarta-feira, 24, às 18 horas, na AABB, com a presença de atletas de Brasília, Goiás, Recife, Peru e do Acre. A proposta é incentivar as ações de legitimação do esporte como patrimônio cultural, através do intercâmbio e da troca de experiências, além de resgatar e promover a história, tradição e costumes do povo afro-brasileiro.
Na quinta-feira, 25, ocorre um aulão e uma roda de capoeira abertos ao público, às 18 horas, no calçadão do Novo Mercado Velho. O encontro se encerra na sexta-feira, 26, também a partir das 18 horas, com um batizado de capoeira no Cine Recreio. “Queremos divulgar nossa arte e fazer com que outros países conheçam nossa cultura, levar um pouco do Brasil para cada lugar”, afirma o contramestre Geben Alborta, proponente do projeto.
Com realização do grupo Capoeira Nagô – Mestre Pequinês, o evento recebe financiamento do governo do Acre pelo Fundo Estadual de Fomento à Cultura (Funcultura), por meio do edital Cultura e Comunidade, da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com o patrocínio das empresas Água na Boca, Escritório de Contabilidade M. G. Viga, Raiffa Turismo, J. B. Grill, Vigiacre, AABB, Ferraço, Deputado Chico Viga e Vance. A entrada é franca.
Convidados especiais:
– Mestre Igor (Brasília/DF)
– Contramestre Valdir (Anápolis/GO)
– Contramestre Caboquinho (Rio Branco/AC)
– Professor Douglas (Recife/PE)
– Professor Kalunga (Goiânia/GO)
– Professor Galo (Rio Verde/GO)
– Professor Fagulha (Goiânia/GO)
– Formado Fernando (Lima/Peru)
– Graduada Sininho (Lima/Peru)
– Graduado Daniel (Lima/Peru)
– Graduado Mancha (Goiânia/GO)