Tião Viana foi recebido pelo governador da Califórnia, Jerry Brown (Foto: Andréa Zílio)
Tião Viana foi recebido pelo governador da Califórnia, Jerry Brown (Foto: Andréa Zílio)

Hoje não basta falar em investimento e desenvolvimento a qualquer custo. Afinal, a grande agenda mundial discute os rumos do planeta e qual o papel de cada um nesse processo. Exatamente por tais questionamentos e os contextos históricos de cada lugar, que o encontro entre os governadores do Acre, Tião Viana, e da Califórnia, Jerry Brown, estados que escrevem novos capítulos em suas histórias, tornou-se um momento de muita curiosidade e troca de informações.

Em uma reunião que durou cerca de 40 minutos, um diálogo sobre as conquistas e desafios de dois estados que acreditam na construção de uma política de desenvolvimento socioeconômico com conservação ambiental.

De um lado, a grande potência que é a Califórnia, que representa a quinta maior economia global, incentivadora da Força-Tarefa de Governadores para Florestas e Clima (GCF). Do outro, o Acre, que já é uma referência na política de baixas emissões de gases de efeito estufa, e com a redução expressiva de 15% da taxa de desmatamento entre 2014 e 2015, acumulando 64% nos últimos 10 anos. E lembrando que o Acre foi um dos primeiros estados a integrar o GCF.

No diálogo, os dois governadores, Tião Viana e Jerry Brown, Na reunião de trabalho, os governadores dialogaram sobre sustentabilidade ambiental
No diálogo, os dois governadores, Tião Viana e Jerry Brown, falaram sobre meio ambiente, política entre outros assuntos. (Foto: Andréa Zílio)

Na conversa, os dois governadores, Tião Viana e Jerry Brown, falaram de sustentabilidade ambiental, conjuntura política do Brasil, Amazônia e sua espiritualidade, e dos lindos trabalhos desenvolvidos pelos padres Hélder Câmara e Paolino Baldassari.

Em sua fala, o governador Tião Viana ressaltou que o Acre nesses últimos 20 anos caminhou para uma qualidade de vida para sua população buscando conservar a natureza e os números mostram isso. “Acredito que o governo da Califórnia, que tem um histórico de boas práticas de desenvolvimento e tem buscado cada vez mais isso, possa ser um importante parceiro do Acre”, disse.

O governador Brown demonstrou muito interesse e ouviu atentamente cada informação repassada pelo Governador Tião Viana, tirando dúvidas e se mostrando bastante curioso sobre a região.

“Se o Acre consegue reduzir tudo isso imagina a Amazônia toda”, comentou Jerry Brown sobre a redução de emissões do Acre, que até 2030 chegará a 300 milhões de toneladas, o equivalente previsto pelo sistema da Califórnia.

“Saiba que o senhor é muito especial por ter abraçado a Amazônia. Sendo que essa união não compromete, apenas ajuda na caminhada, disse Tião Viana ao governador da Califórnia, Jerry Brown.