Encontro em Cruzeiro do Sul aborda Desenvolvimento Socioemocional e Saúde Mental na Educação

Desenvolvimento socioemocional foi o tema do encontro realizado pela Representação da Secretaria Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul. O evento, voltado para coordenadores de ensino da rede estadual, contou com a participação de profissionais da área de educação e psicólogos, com o objetivo de abordar questões relacionadas à autoestima, saúde mental e bem-estar dos profissionais da educação.

Servidora da educação recebendo certificado de participação da atividade. Foto: Onofre Brito

Andrei Souza, coordenador de ensino da rede estadual em Cruzeiro do Sul, destacou a importância do evento e o papel dos coordenadores na disseminação das informações e reflexões promovidas no encontro. Ele ressaltou que é fundamental reconhecer a relevância dessas temáticas e parabenizou a secretaria, por proporcionar esse momento de aprendizado e cuidado.

“Nós, coordenadores, temos o papel de transmitir a mensagem que está sendo passada aqui para nossas escolas. É crucial reconhecer a relevância deste conteúdo e desta pauta que estão sendo tratados. Parabenizo a secretaria por proporcionar esse momento, permitindo-nos levar essa mensagem aos nossos professores dentro das escolas”, frisou.

Momento de palestra sobre desenvolvimento socioemocional. Foto: Onofre Brito.

A psicóloga Cintia Sampaio também esteve presente no evento como palestrante e ressaltou a importância de abordar questões relacionadas à saúde mental dos profissionais da área de educação. Ela explicou que a iniciativa teve como objetivo trabalhar a autoestima dos educadores e abordar os transtornos mentais mais comuns entre eles, buscando promover um ambiente de cuidado e bem-estar geral.

“Temos percebido um aumento significativo nos casos de ansiedade, depressão e até mesmo tentativas de suicídio entre os profissionais da educação. Portanto, essa preocupação em trabalhar essas questões emocionais e promover cuidados é fundamental”, afirmou.

Durante o evento, os presentes puderam participar de dinâmicas de grupo e reflexões sobre sua vida pessoal e profissional, com o intuito de promover o autocuidado e a busca pela felicidade mesmo diante dos desafios do dia a dia.

Apresentação artística e motivacional durante o evento. Foto: Onofre Brito.

Gracite de Oliveira Melo, coordenadora dos anos finais da Secretaria de Educação, destacou a importância do momento socioemocional proporcionado aos coordenadores de ensino e pedagógicos. Ela enfatizou que os profissionais desempenham uma função crucial no ambiente escolar e que é necessário cuidar de sua saúde emocional para que possam exercer suas atividades com qualidade.

“A função do coordenador pedagógico e do coordenador de ensino é crucial no ambiente escolar e, por isso, é necessário cuidar e promover atividades para que eles se sintam bem. É importante fazer reflexões assertivas sobre suas vidas, de modo que eles possam desfrutar de momentos mais prazerosos em seu ambiente de trabalho e, assim, se sintam mais felizes”, explicou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter