Encontro deve beneficiar turismo na região

Evento organizado pelo Governo do Acre reúne países vizinhos para discutirdesenvolvimento econômico sustentável e integrado (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Evento organizado pelo Governo do Acre reúne países vizinhos para discutirdesenvolvimento econômico sustentável e integrado (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Na manhã desta quinta-feira (14),  no Teatro Plácido de Castro, aconteceu a abertura do I Encontro Internacional de Turismo e Comércio, que terá a duração de dois dias e vai reunir representantes do Brasil, Bolívia e Peru. O Objetivo do evento é discutir o desenvolvimento econômico integrado sustentável na Pan-Amazônia Sudoeste.

O Seminário foi organizado pelo Governo do Estado, através da Setul, Sedens e SAI. E vai reunir também empresários da rede hoteleira, operadores de turismo e a própria sociedade para realizar uma análise das possibilidades econômicas proporcionadas pelo turismo nesta região.

Após a abertura, iniciaram-se, no período da tarde,  os trabalhos nas salas de discussão do prédio da Fecomercio, onde foi trabalhado  quatro eixos temáticos: Integração Econômica, Infraestrutura e Logística, Gestão territorial e Relações Institucionais, abordando a integração turística, a integração aérea, o Turismo de Base Comunitária e os acordos de facilitação alfandegária, respectivamente.

Intenções e resultados

Para Ilmara Lima (foto acima) o Turismo no Acre deve avançar após o encontro (Fotos: Diego Gurgel/Setul)
Para Ilmara Lima (foto acima) o Turismo no Acre deve avançar após o encontro (Fotos: Diego Gurgel/Setul)

Para Ilmara Lima (foto acima) o Turismo no Acre deve avançar após o encontro (Fotos: Diego Gurgel/Setul)

Após as discussões, os resultados esperados variam desde a melhoria dos canais de comercialização como forma de promover o desenvolvimento turístico integrado, até a preocupação com o crescimento ordenado e sem impactos, como campanhas unificadas entre os três países prevenindo e combatendo a exploração sexual.

A presença das autoridades de relações exteriores dos países em questão é uma garantia de que os acordos sejam levados a um nível mais avançado. E que as execuções ocorram de maneira célere, e se tornem visíveis na prática, como por exemplo, a melhoria da capacidade de atendimento ao turista nas regiões de fronteira.

Intercâmbio de conhecimentos

A oportunidade de reunir no Seminário representantes das mais variadas instituições pode garantir uma troca de know how e experiências de cada região, nivelando os conhecimentos e fortalecendo toda a região da Pan-Amazônia.

Um bom exemplo é a transferência do conhecimento peruano em Ecoturismo e TBC (Turismo de Base Comunitária) na região de Madre de Dios, uma vez que o Governo do Estado se preocupa em transformar o Estado do Acre uma referência no setor.

Vantagens para o turismo no Acre

O Governo do Estado, através da Setul, preocupa-se com o desenvolvimento econômico através do turismo de maneira sustentável, envolvendo a comunidade com geração de renda, e aquecendo os negócios dos setores ligados ao turismo.

A secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, disse que o Seminário é mais uma prova de que o Acre está crescendo. “Depois deste encontro, o turismo acreano terá um novo rumo e terá fortalecido ainda mais a relação com nossos países vizinhos”, avaliou.

No segundo dia do Seminário, ocorrerá uma rodada de negócios com operadores de turismo dos três países, onde os empresários buscarão uma amplitude das ofertas turísticas no âmbito trinacional.

O encerramento do primeiro dia do Seminário ficou por conta do grupo Jabuti-Bumbá, que se apresentou para todos os presentes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter