Encontro define ações de combate às hepatites e Aids para 2018

Os coordenadores de IST/Aids e Hepatites Virais de todo o Brasil se reuniram durante dois dias (21 e 22) desta semana para discutir ações contra as doenças para o ano de 2018. O encontro foi no Hotel Planalto Bittar, em Brasília.

Por meio de trabalhos em grupos, foram propostos subsídios para os programas desenvolvidos e elaborada a agenda para populações-chave.

Também foram discutidos os principais desafios enfrentados pelos estados e as ações estratégicas que deverão ser desenvolvidas.

Entre as prioridades estão a redução da hepatite D na Região Norte; redução da transmissão vertical da hepatite B, sífilis e HIV; ampliação da oferta do tratamento de hepatite C e do diagnóstico das hepatites virais, a implantação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no Sistema Único de Saúde (SUS); a ampliação da oferta da Profilaxia Pós-Exposição (PEP);  e a ampliação do diagnóstico e tratamento das IST e do HIV, por exemplo.

Segundo o coordenador de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde, Nelson Guedes, a reunião serviu para alinhar as ações em âmbito nacional.

“As coordenações estaduais e municipais são responsáveis por desenvolver as ações propostas e são fundamentais para o sucesso do que é planejado. É um trabalho conjunto para encontrar soluções e alcançar metas para que a população fique livre das hepatites e do HIV”, disse.

O encontro foi realizado pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle do IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) e contou com a participação do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, e diretores do DIAHV.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter