O 3º Encontro de Piscicultores do Acre, realizado no último domingo, 29, teve como ponto principal a visita à Fábrica de Ração para peixe que integra o Complexo Industrial do Pescado, localizado em Rio Branco. Na ocasião a fábrica estava sendo inaugurada pelo governador Tião Viana, com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi.
A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) foram responsáveis pelo evento que reuniu mais de 1.500 produtores. Esses produtores estão inseridos no Programa de Desenvolvimento da Piscicultura do governo do Estado que tem alcance socioeconômico expressivo.
A primeira fase é a escavação de tanques para a criação de peixes. Segundo o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) Mamed Dankar já foram escavados 4.200 tanques. Mamed informa que o número de tanques escavados resulta em 1.900 hectares de lâmina d’água que, com manejo adequado, poderá resultar na produção de 22 mil toneladas de pescados.
O Complexo Industrial do Pescado integra toda uma cadeia produtiva, que é composta por três unidades: Centro Tecnológico de Produção de Alevinagem, Fábrica de Ração e Frigorífico. As obras e instalação dos tanques e equipamentos do Centro de Alevinagem e, agora, da Fábrica de Ração foram concluídas. Três espécies de peixes da região serão reproduzidas no Centro de Alevinagem: tambaqui, surubim e pirarucu.