Encontro de Piscicultores do Acre

Evento pretende estimular e incentivar a atividade na agricultura familiar

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Serviços (Sedict) realizam na próxima terça-feira, 26, o I Encontro de Piscicultores do Acre. O evento pretende estimular e incentivar e reforçar a atividade na agricultura familiar.

O Programa de Desenvolvimento da Piscicultura proporciona através da cultura do pescado garantia de renda, compromisso com o meio ambiente e mais qualidade de vida ao homem do campo. Segundo o engenheiro de pesca da Seaprof e mestre em tecnologia do pescado Wallace Batista, a cultura do peixe não substituirá outra forma de renda, mas agregará o ganho na produção agrícola.

O encontro, que começa às 8 horas com encerramento previsto para as 18 horas, abordará temas como situação atual e perspectivas da piscicultura no Acre. O consultor do Programa de Piscicultura do Estado, Jaime Brum, apresentará  o projeto do Complexo Industrial da Piscicultura. Já Martin Havelson, mestre em aquicultura, falará sobre a cadeia produtiva do pirarucu, pintado e tambaqui. O tema Industrialização e Aproveitamento do Pescado será proferida pelo engenheiro de pesca, doutor em tecnologia do pescado e pesquisador do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa) Nilson Luiz de Aguiar Carvalho.

Participam do encontro o secretário da Seaprof, Lourival Marques, o secretário da SEDCTI, Edvaldo Magalhães, secretário de Agropecuária, Mauro Ribeiro, e o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Fernando Lima. Cerca de 400 piscicultores, técnicos e extensionistas estão sendo esperados para o encontro.

”Pescadores artesanais e piscicultores terão a oportunidade de compartilhar conhecimento sobre a produção e processamento de pescado, comercialização, experiências práticas e técnicas”, disse o secretário da Seaprof, Lourival Marques.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter