Encontro de Culturas Indígenas e Jogos da Celebração reúnem mais de 500 pessoas

Delegações indígenas começam a chegar a Mâncio Lima nesta sexta-feira

A cultura, os costumes e a produção indígenas serão tema de encontro no período de 10 a 14 deste mês na Terra Indígena Puyanawa, Aldeia Barão, em Mâncio Lima. Será a primeira vez que o Encontro de Culturas Indígenas do Acre acontece em uma aldeia – as quatro primeiras reuniões foram realizadas na cidade.

Como parte da programação, cerca de 500 representantes de quinze etnias existentes no Estado irão participar da primeira edição dos Jogos da Celebração. Acontecem disputas nas modalidades arco e flecha, corrida rasa de 100 metros, futebol, arremesso de lança, canoagem, natação, jogos e brincadeiras tradicionais. As delegações indígenas vencedores representarão o Estado nos Jogos Indígenas Nacionais.

De acordo com os organizadores, essa é uma forma de valorizar a diversidade cultural, repassando aos não- índios o conhecimento da história, da cultura, das produções artísticas, da economia e da política de cada povo.
Com o tema Dinanã Êwê Yubabu – Floresta, Casa de Todos Nós, a solenidade de abertura será realizada no sábado, 11, às 19 horas.

As delegações começam a chegar sexta-feira, 10, dia em que acontece a partir das 20 horas a pajelança (ritual que envolve cantos e danças para invocar espíritos, com a finalidade de resolver problemas que acometem pessoas ou a coletividade) com o povo Puyanawa.

O fogo dos Jogos será aceso no sábado, na Arena, com desfile das delegações e a realização de atividades culturais e exposição e venda da arte indígena. Disputas nas modalidades arco e flecha e corrida rasa de 100 metros e futebol marcam o primeiro dia de competições. A Secretaria de Estado de Educação coordena os jogos e as brincadeiras tradicionais com a comunidade indígenas durante os dias de evento.

A programação será encerrada na próxima terça-feira, 14, com atividades culturais, oficina de peteca, competições finais e também o lançamento de publicações de autoria e pesquisa.