Encontro capacita gestores para economia solidária

Seminário de Formação de Gestores de Políticas Públicas em Economia Solidária acontece hoje e amanhã no Hotel Imperador Galvez

economia_solidaria_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Gestores públicos participam do encontro realizado pelo Governo do Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Sensibilizar e melhor capacitar gestores públicos ligados à economia solidária, para que sejam capazes de fomentar empreendimentos com este conceito e enxergar estas políticas públicas como instrumentos capazes de promover a geração de emprego e renda. Este é o principal objetivo do Seminário de Formação de Gestores de Políticas Públicas em Economia Solidária, promovido pelo Governo do Estado e que acontece nesta quinta e sexta-feira, no Hotel Imperador Galvez e conta com a participação do escritor, filósofo e colaborador da Rede Brasileira de Sócioeconomia Solidária, Euclides André Mance

Segundo o coordenador de Economia Solidária do município, a característica da economia solidária é a cooperação e a solidariedade entre os participantes. Domingos Sávio é presidente da Coopermóveis, um exemplo de economia solidária que tem obtido sucesso. "Resolvemos nos associar porque unidos teríamos mais forças. Além disso, de acordo com o plano diretor não conseguiríamos nos estabelecer nos bairros e a melhor alternativa era estar unido". O cooperado explicou que ao receber uma encomenda uma assembléia é convocada e os participantes decidem como o trabalho será divido.

andre_rance_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Filósofo e colaborador da Rede Brasileira de Sócio Economia Solidária, Euclides André Mance participa do encontro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Euclides André Mance destacou a importância da economia solidária como alternativa econômica mundial quando hoje temos mais de 200 milhões de desempregados no mundo inteiro. "O capitalismo acumula riquezas e depois precisa gerar créditos para poder vender seus produtos. Até chegar ao limite que não há mais como pagar as dívidas contraídas e vem a quebra do sistema porque ele está fundado numa lógica insustentável, dos pontos de vista econômico, ambiental e humano. A economia solidária é uma alternativa porque nela os meios de produção são de propriedade do trabalhador, é ecologicamente sustentável e a riqueza é distribuída de forma justa, assegurando dignidade às pessoas".