Criado para auxiliar os jovens e adultos que não puderam concluir o ensino fundamental na idade correta, o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2013 prorrogou suas inscrições até 22 deste mês, próxima sexta-feira.
As provas serão realizadas em 14 de abril, nos turnos matutino e vespertino, e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet.
Os interessados em participar poderão inscrever-se em uma ou mais áreas de conhecimento que serão avaliadas: Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística, Matemática, História e Geografia e Ciências Naturais.
Resultado de iniciativa do governo federal e desenvolvido por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame inclui pessoas privadas de liberdade e que estão fora do sistema escolar regular, em consonância com o termo de adesão assinado entre as Secretaria de Educação e o Inep.
A participação do Encceja é voluntária e gratuita, e os resultados podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental, a critério das secretarias estaduais de Educação. Portanto, no ato da inscrição, o participante deverá indicar a Secretaria de Estado de Educação em que pleiteia a certificação.
A escolha da secretaria não está condicionada ao local de residência dos inscritos, que têm o direito de escolha qualquer das opções apresentadas no edital. Também compete às secretarias de Educação definir os procedimentos complementares com base nos resultados do Encceja 2013 e certificar os aprovados, quando for o caso.
Clique aqui para baixar o edital
Data da realização de provas: 14 de abril de 2013, nos turnos matutino e vespertino.
Municípios de realização das provas: Acrelândia, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter e Rio Branco.