Empresa aérea inaugura vôo regular sobre geoglifos

Passeio passa por dez sítios arqueológicos,  tem duração de 40 minutos e é feito a 230 metros de altura

minuano.jpgQuer fazer um passeio  de avião sobrevoando os geoglifos do Vale do  Acre? A Ortiz Táxi Aéreo criou e já inaugurou um roteiro especial para observação  dos sítios arqueológicos. O vôo tem duração de cerca de quarenta minutos, contando decolagem e pouso, desde o aeroporto de Rio Branco até a BR 317 sentido Boca do Acre (AM). A rota passa por dez geoglifos.

O avião usado é um Minuano (Embraer) com capacidade para seis passageiros mas a lotação estabelecida é de cinco pessoas para facilitar a visualização. A aeronave voa a apenas 800 pés (cerca de 230 metros) oferecendo excelente condição de observação. A passagem custa R$200.

A iniciativa tem apoio da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer (Setul) que defende a destinação turística dos geoglifos como meio de preservá-los. Nesse sentido, o Governo do Estado já encomendou plano de mitigação à pesquisadora Denise Schaan, do Museu Emílio Goeldi. O plano irá definir como pode ocorrer a visitação pública aos sítios.

O Governo já está sinalizando na BR 317 os pontos onde há ocorrência de geoglifos. A Setul prevê a construção de torres de observação.

Geoglifos são vestígios arqueológicos representados por desenhos geométricos grandes dimensões e elaborados sobre o solo, que podem ser totalmente e melhor observados se vistos do alto, em especial, através de sobrevôo. Não há no mundo comparado aos geoglifos do Acre, que guardam o mistério da ocupação da Amazônia.

 

SERVIÇO

Ortiz Táxi Aéreo Ltda
Aeroporto Internacional de Rio Branco  -BR 364, KM18, Box 32. 69914-220 – Rio Branco (AC)
Telefones:  (68) 3211-1048 e 9986-9754 (com Marcelo Ortiz)
Email: ortiz-taxiaereo@bol.com.br

 

Edmilson Ferreira
Agência de Notícias do Acre