Empreendedora fala de independência financeira com pequeno negócio

Elenize expressa sua gratidão com a oportunidade (Foto: Angela Peres/Secom)
Elenize expressa sua gratidão com a oportunidade (Foto: Angela Peres/Secom)

Há nove anos Elenize da Silva Martins trabalhava com a venda de bolos para complementar a renda da família.

Entre uma encomenda e outra nesse trabalho, desenvolveu um problema de saúde que a impediu de fazê-lo com a mesma frequência.

Foi com a oportunidade que recebeu do governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), que atualmente ela garante seu ganho diário com a venda de água de coco.

A beneficiária recebeu o carrinho de água de coco pelo programa de incentivo ao empreendedorismo no ano de 2015, no mesmo dia em que mais 120 pessoas também tiveram a chance de conquistar seu próprio negócio e a independência financeira.

Em 2015, ela foi contemplada pelo programa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Em 2015, ela foi contemplada pelo programa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O investimento de cerca de R$ 3.540 num equipamento para essa finalidade representa para as famílias contempladas a certeza de trabalho e renda. Tem sido assim com Elenize, que diariamente atende a clientela próximo a um posto de gasolina da capital.

“Mesmo que meu esposo trabalhe, eu nunca quis me acomodar porque sei as dificuldades financeiras que já enfrentamos. Hoje tem sido daqui que eu banco as despesas da faculdade do meu filho”, conta.

Muitas tentativas já foram encaradas pela empreendedora para conseguir ajudar o marido. “Nunca foi fácil pra gente conquistar nada, e é por isso que dou tanto valor ao trabalho. Já trabalhei em loja, já vendi tapete e bonequinha de lã, já fiz lanche pra vender, muitas coisas, além de bolo. Hoje a oportunidade é pra todos, basta querer e agarrar”, acrescenta.

O programa

Governo já entregou mais de 22 mil pequenos negócios no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governo já entregou mais de 22 mil pequenos negócios no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Iniciado na primeira gestão do governador Tião Viana, o programa de pequenos negócios reúne recursos dos governos federal (por meio de emendas parlamentares) e estadual.

“Em todo o estado, já foram contempladas mais de 22 mil famílias com pequenos negócios, e um levantamento feito recentemente mostra que 60% dos empreendimentos estão tendo êxito, o que muito nos alegra, já que foram investidos mais de R$ 31 milhões”, analisa o gestor da SEPN, Henry Nogueira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter