Emissão da Carteira de Identidade Nacional no Acre é destaque em evento de segurança e defesa em Brasília

O Acre tornou-se referência na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, segundo a 7ª Mostra BID Brasil, um dos mais importantes eventos do segmento de defesa e segurança do país, ocorrida entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Brasília. Os pontos fortes do estado foram o pioneirismo e o grande número de emissões do documento, o que o diferenciou de todos os demais entes da federação, segundo os próprios especialistas que conceberam o projeto da nova cédula.

Autoridades em segurança e defesa na 7ª Mostra BID Brasil, em Brasília, onde o Acre foi destaque pela eficiência na emissão das cédulas de identidade. Foto: Asscom/Polícia Civil

Luiz Spricigo Júnior, perito da Polícia Federal, e Flávio Soares, sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, foram os dois especialistas no desenvolvimento da cédula física e do aplicativo no formato digital para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. E como palestrantes na mostra, ambos foram unânimes em mencionar o mérito do Acre.

“Apesar do Rio Grande do Sul ser, atualmente, o maior emissor do novo documento, o estado do Acre, além de ter sido pioneiro, foi o que mais avançou nas emissões no país, proporcionalmente à sua população. Então, o destaque é pela eficiência desse serviço à sua população”, destacou Spricigo Júnior para uma plateia de especialistas no setor.

Novas carteiras de identidade, mais modernas e seguras, foram emitidas com maior celeridade e pioneirismo no Acre. Foto: Asscom/Sejusp

O mérito nacional do Acre é fruto da seriedade e competência dos servidores da Polícia Civil do Estado Acre, por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo. O Instituto é notabilizado por possibilitar o acesso ao documento de identidade em todos os 22 municípios, além de promover ações itinerantes que resultaram, por exemplo, no primeiro morador isolado no interior da selva amazônica a receber a cédula no Brasil.

Para o delegado-geral de Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, o trabalho de atualização no banco nacional de dados do país, e o trabalho da equipe do Instituto de Identificação do Acre foram fatores preponderantes para que o estado se tornasse referência na emissão da Carteira de Identidade Nacional.

Autoridades em segurança e defesa na 7ª Mostra BID Brasil, em Brasília, onde o Acre foi destaque pela eficiência na emissão das cédulas de identidade. Foto: Asscom/Polícia Civil

“O Acre está na vanguarda com relação a essa prestação de serviço e o trabalho e a dedicação da equipe do Instituto de Identificação, em atualizar as informações no banco nacional de dados, teve uma importância muito grande para que o Acre fosse o primeiro estado a implantar a nova carteira,  com emissão do documento nos 22 municípios”, salientou Maciel.

A política para implantação da nova carteira de identidade segue diretrizes do governo federal, por meio do Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro 2022, que versa sobre a nova Carteira de Identidade, que adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.

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