Embrapa realiza concurso sobre Ciência & Tecnologia

Alunos do ensino fundamental e médio podem se inscrever enviando desenhos ou poesias sobre a instituição

embrapa.jpg

Técnicos da Embrapa durante atividade com os estudantes em sala de aula (Foto: Assessoria Embrapa)

Até o dia 17 deste mês, estudantes de escolas públicas de ensino fundamental e médio de Rio Branco podem realizar inscrições no concurso de desenho e poesia promovido pela Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como estratégia de divulgação do Programa Embrapa & Escola. Serão premiados os três melhores trabalhos em cada categoria e as escolas onde os vencedores estudam receberão publicações da Embrapa e um kit minibiblioteca.

A categoria desenho vai reunir trabalhos de alunos de 5ª a 8ª série, e a categoria poesia destina-se a estudantes de ensino médio. Os trabalhos deverão explorar temas relacionados à pesquisa científica e tecnológica desenvolvida pela Embrapa ou versar sobre a importância da embrapa para a sociedade, como empresa de pesquisa, além de ter caráter inédito. A escolha e avaliação dos trabalhos serão realizadas por uma comissão julgadora formada por professores de diversas escolas e poe técnicos da Embrapa.

O concurso faz parte do projeto "Conhecendo a Embrapa", executado pela Embrapa Acre, em parceria com escolas de Rio Branco, com o objetivo de fortalecer as ações do Programa Embrapa & Escola. O projeto prevê a produção de material gráfico e aquisição de material audiovisual destinados à divulgação do Programa. Entre os resultados práticos esperados, está a cartilha "Caderno de Poesias do Programa Embrapa & Escola".

A publicação reunirá, além dos trabalhos vencedores do concurso, jogos lúdicos e informações sobre o Programa e técnico-científicas em linguagem simples e acessível ao público infanto-juvenil, a ser lançada em novembro, por ocasião da premiação do concurso. "A idéia é aliar informação e entretenimento, proporcionando conhecimento de forma lúdica", explica a analista Cláudia Sena, coordenadora do projeto.

Para Cláudia Sena, o concurso também permitirá estreitar os laços entre a Embrapa e a escola, já que os alunos se sentirão parte do processo. Desta forma, ao mesmo tempo em que a Empresa oferece aos estudantes a oportunidade de mostrar seu potencial artístico, cumpre um importante papel social.

Talento e criatividade

O Programa Embrapa & Escola envolve ações educativas que visam oferecer ao público estudantil orientações sobre a importância da Ciência & Tecnologia e das pesquisas agropecuárias para a qualidade de vida. Além de contribuir para a formação de alunos do ensino fundamental e médio, a iniciativa tem o propósito de contribuir para despertar no público jovem o interesse pela ciência.

No Acre, há nove anos estudantes de escolas públicas e privadas participam do Embrapa & Escola por meio de visitas à sede da Embrapa Acre, palestras, exibição de filmes, cursos, feiras, concursos diversos e outras atividades que possibilitam informação e conhecimento sobre os mais variados temas científicos.

Segundo a analista Cláudia Sena, o ambiente da sala de aula limita o cesso a temas científicos e o Embrapa & Escola é uma forma de colocar o aluno em contato direto com a ciência.   "O concurso atende triplamente aos propósitos do Programa por que é uma alternativa tanto para reduzir a distância entre a escola e o universo científico, quanto para popularizar o conhecimento gerado pela Embrapa e valorizar do talento e criatividade dos estudantes", afirma.

Arte como princípio

Com uma proposta pedagógica inovadora que considera a arte como estratégia de valorização da educação, a escola Serafim Salgado investe no desenvolvimento de projetos que estimulam a capacidade criativa dos alunos por meio da pintura, música, grafismo, teatro e poesia.  Para possibilitar a participação dos alunos no concurso, a escola elaborou um calendário especial, com horários destinados à produção dos trabalhos.

"Apostamos na arte como princípio de tudo e a proposta do concurso se alinha ao propósito de estimular a produção artística. Criar oportunidades para desenvolver habilidades artísticas é uma forma eficiente de modificar a postura dos jovens e motivá-los para novos desafios", afirma Lúcia Melo diretora da Escola.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter