Embrapa e Incra estudam controle de pragas agrícolas

Parceria vai garantir a pesquisa para o combate à praga que causa danos ao cultivo de feijão no Estado

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Acre (Embrapa Acre) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinam na próxima terça-feira, 10, a partir das 9 horas, a minuta de cooperação técnica. A parceria vai permitir a identificação do efeito tóxico do extrato de timbó, isoladamente e associada ao ódelo de pimenta longa, na tentativa de encontrar uma solução de combate à chamada "vaquinha-do-feijoeiro" (Cerotoma tingomarianus), uma das pragas que mais causam danos aos feijoeiros no Acre, e que provoca  desfolhamento e reduz a capacidade de fotossíntese da planta.

A tecnologia já é desenvolvida na Embrapa Acre, em um estudo do pesquisador Dr. Murilo Fazolin, juntamente com o Engenheiro Agrônomo do Incra, Márcio Rodrigo Alécio, que serão responsáveis pela coordenação e execução desse trabalho conunto.

A assinatura desse contrato revela passo importante no combate a pragas de cultivos estabelecidos no estado, trazendo vantagem para a sociedade, por meio de alternativas para a redução de prejuízos nas plantações, e também para o meio ambiente, com menores impactos de defensivos químicos.