Visando o monitoramento dos preços pagos aos produtores agropecuários a Embrapa e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faeac) criaram o boletim de preços agropecuários e florestais. A distribuição da primeira edição ocorreu na noite desta quinta-feira, 26, para os visitantes do estande da Embrapa, no Parque de Exposições.
De acordo com o analista e economista da Embrapa, Márcio Bayma, o objetivo do boletim é gerar, organizar e difundir informações que contribuam para o setor agropecuário e florestal. “Esse informativo irá permitir a definição de políticas públicas e estratégias privadas, assegurando o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Estado do Acre”, informa.
Márcio diz ainda que a coleta das informações será realizada na última quinzena do mês, nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Também serão utilizados no boletim dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa).
Todos os meses serão avaliados os preços de produtos agropecuários como banana, mandioca, café, farinha, feijão, aves, bovinos. “Vamos avaliar também os produtos florestais como madeira, castanha-do-Brasil, borracha, açaí, além de outros. Com esses dados será possível identificar as variações de preço e as principais causas das oscilações”, justifica Márcio.
Além da cotação de preço, o informativo também oferece uma análise do comportamento de mercado para alguns produtos.