Embaixadora da Suécia visita o Acre

Grupo é recebido pelo governador Binho Marques e segue ainda nesta sexta para Xapuri

binho_recebe_annika_markovic_embaixadora_da_suecia_foto_sergio_vale.jpg

Governador Binho Marques recebe embaixadora sueca em seu gabinete (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Especialistas em florestas, representantes de organizações governamentais suecas, de universidades e estudantes daquele país em visita à Amazônia brasileira receberam recomendação especial para visitar o Acre. Liderado pela embaixadora da Suécia, Annika Markovic, o grupo foi recebido na tarde desta sexta-feira, pelo governador Binho Marques e segue ainda nesta sexta, 29, para o município de Xapuri onde conhece projetos que refletem a política do Governo do Estado para o desenvolvimento sustentável com base na promoção humana e social.

O governador lembrou a transformação pela qual o movimento social e o Estado passaram nos últimos 30 anos e destacou os avanços alcançados pelo Acre na última década atingidos a partir da execução dos projetos propostos pelo ambientalista Chico Mendes para a preservação da floresta aliada ao desenvolvimento das pessoas que nela vivem. "Não estamos conduzindo um projeto simples. Fizemos uma opção pelo caminho mais difícil, o mais complicado, que é preservar a natureza com desenvolvimento sustentável. Estamos tentando resolver este problema, espero que vocês possam nos ajudar a resolvê-lo".

Esta é a primeira vez que uma delegação internacional ultrapassa a agenda protocolar para conhecer a floresta, a realidade de seus moradores e os projetos desenvolvidos a partir das principais ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado. "Alguns embaixadores passam pelo Acre, recebemos bem, mas ficamos com a sensação de que a visita é muito rápida, não é o caso de vocês", disse o governador Binho Marques ressaltando que esta visita é muito peculiar e especial pelo compartilhamento dos mesmos projetos.

A passagem da delegação sueca ao Estado foi recomendada pelo ministro de Assuntos Estratégicos e coordenador do Programa Amazônia Sustentável, Mangabeira Unger. "Ele disse que fôssemos em qualquer lugar da Amazônia, mas não podíamos deixar de vir ao Acre. Acho que vamos conhecer um lugar bem diferente do resto da Amazônia", disse a embaixadora Annika Markovic fazendo um paralelo entre o Estado e seu país, que possui a característica de se manter certo grau de isolamento no norte da Europa em relação aos países da região central. "Estamos aqui porque queremos parcerias, cooperações técnicas entre pesquisadores, compartilhar ideias, oferecer intercâmbio entre estudantes, mas também queremos realizar negócios"

A equipe visita a zona 1 das 5 que abrangem as áreas especiais de desenvolvimento divididas para priorizar o atendimento das comunidades nas áreas de educação, saúde e produção. No roteiro constam visitas as instalações do Complexo Florestal Industrial, com apresentação do Plano de Manejo e Gestão da Floresta Estadual do Antimary, à fábrica de preservativos de Xapuri e ao frigorífico de aves e à indústria de castanha em Brasiléia. O grupo retorna à Brasília na noite de domingo. "Estamos todos felizes por finalmente poder conhecer a floresta, já que todos aqui são especialistas em floresta", finaliza a embaixadora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter