Parceria foi firmada com a Secretaria de Estado de Educação
Oitenta professores de espanhol que atuam nas escolas da rede estadual e municipal de Rio Branco, Feijó, Bujari, Santa Rosa, Senador Guimard e Sena Madureira concluíram na tarde desta sexta-feira, 28, um curso de atualização na área, ministrado por técnicos da Embaixada da Espanha no Brasil.
Graças à parceria entre a Secretaria de Educação e a Embaixada da Espanha, os docentes tiveram a oportunidade de construir um aprendizado mais avançado da língua espanhola. "Por serem nativos, os mediadores nos passam muitas coisas que não sabemos. Eles trazem didáticas e metodologias que nos ajudam em sala de aula", declara a professora do ensino fundamental da Escola Rui Azevedo Márcia Cristina.
As oficinas, que começaram na última segunda-feira, 24, tiveram como objetivo aprofundar os conceitos básicos da didática do ensino da língua espanhola e o aperfeiçoamento dos aspectos linguísticos, além de apresentar peculiaridades do mundo hispanofalante e sua utilização no ensino.
A secretária de Educação Maria Corrêa prestigiou o encerramento do curso, ocasião em que ressaltou a importância da parceria do Estado com a embaixada. "A participação da embaixada em nossa rede de ensino vem trazendo resultados bastante positivos. Ela tem melhorado muito a performance de nossos alunos. Em breve poderemos expandir esses trabalhos para órgãos do setor de turismo", disse.
O ensino de espanhol se tornou obrigatório nas escolas públicas de ensino médio desde 2005, por meio da Lei 11.161, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Acre, todas as escolas de ensino médio oferecem, além do espanhol, a língua inglesa.
A cerimônia de encerramento contou a apresentação de poesias de autores da literatura espanhola por um grupo de estudantes da Escola Leôncio de Carvalho fluentes na língua.