Emater capacita produtores familiares na área da fruticultura

O cultivo da banana é uma das capacitações oferecidas aos produtores familiares (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Cultivo da banana é uma das capacitações oferecidas aos produtores familiares (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Nesta quarta-feira, 2, mais de 20 produtores rurais que moram em uma área onde está sendo constituído o Projeto de Assentamento Walter Arce, localizado entre Rio Branco e Bujari, iniciaram uma capacitação na área de fruticultura promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater).

O objetivo é que os produtores recebam treinamento para implantar a cultura de frutas que são importantes para a segurança alimentar e, no futuro, a comercialização dos produtos.

“Estamos trabalhando com essas famílias o fomento da produção do açaí, banana e maracujá. Assim que o projeto de assentamento estiver constituído, esses produtores já vão saber trabalhar a utilização da terra para trazer melhorias para suas vidas”, destaca Paulo Roberto Braña, coordenador do Núcleo Operacional Rio Branco da Emater.

O projeto de assentamento vai abrigar quase 600 famílias. Boa parte delas foi expulsa do território boliviano depois que o governo daquele país impediu a presença de produtores rurais brasileiros na área de fronteira.

Geruza da Silva foi expulsa da Bolívia. Agora é uma das assentadas do futuro Projeto de Assentamento Walter Arce (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Geruza foi expulsa da Bolívia. Agora é uma das assentadas do futuro Projeto de Assentamento Walter Arce (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

É o caso da produtora familiar Geruza da Silva. Depois de cinco anos morando na faixa de fronteira do lado boliviano e sendo obrigado a deixar tudo para trás, ela comemora ter sido assentada em uma propriedade de oito hectares.

“Estou muito feliz em poder trabalhar no meu país. E quanto ao curso, conhecimento é sempre bom. A gente, às vezes, perde a produção por fazer algumas coisas erradas na hora de plantar”, reconhece.

A capacitação é promovida pela Emater, em parceria com a Embrapa e o Incra. Além da parte teórica, os produtores na próxima semana participam de um dia de campo para conhecer boas práticas na agricultura.