Governo entrega computadores do programa Ensinomedio.com
A entrega dos 144 netbooks na Escola Estadual Divina Providência, em Xapuri, começou com a música "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores", de Geraldo Vandré, interpretada por alunas do terceiro ano do ensino médio. A entrega dos aparelhos faz parte do Programa Ensinomedio.com e integra a política de governo criada para reduzir as desigualdades sociais a partir da inclusão digital.
Nove mil alunos do último ano do ensino médio da rede pública estadual, e seus professores, estão recebendo netbooks equipados com 506 vídeos da TV Escola, além de 2,5 mil títulos literários de domínio público e mais de 80 programas educacionais que podem ser trabalhados tanto dentro da sala quanto de forma individual pelos alunos.
O governo do Estado investiu, em parceria com a presidente Dilma Rousseff, R$ 7 milhões no programa. O Acre é o único Estado do Brasil a ter uma política como essa, que entrega computadores portáteis para complementar o ensino e incluir digitalmente os jovens.
“O sonho do educador é de que os jovens tenham ferramentas adequadas durante o processo de aprendizagem. A tecnologia faz parte da vida e hoje é imprescindível que eles tenham acesso a ela”, disse o diretor da escola, Silvano Franco.
Ao fim do ano, os netbooks devem ser devolvidos à escola, para que sejam utilizados por novos alunos. “Hoje os alunos realizam um sonho que para muitos era algo bem distante, que é ter um computador e poder levá-lo para casa. Isso não faz parte da realidade de muitos jovens e o governo está proporcionando acesso a essa ferramenta”, disse o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos.
Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, o ensino não se faz mais apenas com giz e professor. “Nós saímos do 27º lugar no ranking da educação nacional e estamos em 7º lugar na média geral. Isso não aconteceu da noite para o dia nem por acaso. É fruto de um trabalho que se iniciou com o Jorge Viana, fortaleceu-se com o Binho Marques e está tendo continuidade agora, com o governador Tião Viana”, disse.
O recado do governador ao estudantes foi um estímulo e um desafio: quem souber aproveitar esses netbooks será um vencedor. “A sala de aula ficou pequena com a chegada da internet. Quem muda o mundo é a educação e o trabalho, e vocês agora têm uma janela para o mundo que é este computador”, disse.
O deputado Manoel Morais, da região do Alto Acre, lembrou a importância dos estudos. “O mundo é de quem tem conhecimento, e nosso desafio é fazer com que os jovens não parem de estudar, não fiquem sem acesso a um ensino profissionalizante, superior, para que eles não se percam nesse caminho de formação.”