Em três competições, Rio Branco treina para presente e futuro de conquistas

Desde os 10 anos no Rio Branco, Lourival acredita que a base é o caminho para os times acreanos (Foto: Arison Jardim/Secom)
Desde os 10 anos no Rio Branco, Lourival acredita que a base é o caminho para os times acreanos (Foto: Arison Jardim/Secom)

Em segundo lugar no Campeonato Acreano de Futebol depois da sexta rodada, o Rio Branco também trabalha forte para bons resultados em outras competições, nacional e regional. Classificado para a segunda fase da Copa Verde, em busca da classificação para a Séria D do Brasileirão, a equipe já se prepara para o dia 20 de abril, quando enfrenta o Galvez pela Copa do Brasil, no Florestão.

O grupo de 29 jogadores, dos quais 13 são acreanos e 16 de outros estados, está totalmente focado nas competições, não possuem outros empregos e seguem um treinamento diário em dois turnos. Com um confronto estadual pela primeira fase da Copa do Brasil, as duas equipes têm possibilidades iguais de seguirem para segunda fase.

O presidente do clube, Lourival Marques, explica as etapas que a equipe pretende seguir: “Temos um time montado para o Estadual, Copa Verde e para a Copa do Brasil, nesse primeiro momento. Queremos manter um calendário até outubro, com o avanço na Série D, e então vamos reforçar o time”.

O futuro do futebol acreano

Há poucos meses na presidência do Rio Branco, Lourival já tem alguns pensamentos sobre o futuro do futebol acreano, do qual ele faz parte desde os 10 anos de idade. Além de ter participado das bases do Estrelão, viu seu pai, Lourival Marques de Oliveira, ser presidente do clube por duas vezes, nas décadas de 1970 e 1980.

Essas lembranças dos dias em que vivia no Estádio José de Melo talvez o façam focar o trabalho também nos jovens da cidade. “Hoje temos 150 jovens, nas cinco categorias de base, com treinamento diário. Os times sub-17 e 19 têm ligação direta com o profissional. Esses jogadores que queremos ter por perto para formar o futuro do Rio Branco”, afirma Lourival.

Ele sustenta que isso também presta um serviço social: “Todos os times precisam ter o trabalho de base, é com ele que conseguimos tirar crianças de situação de risco e dar a elas uma visão de futuro profissional”. O governo do Estado está construindo cinco campos de futebol próximo à Arena da Floresta, que podem contribuir para a difusão da base em outros times.

Toda a atividade de um clube de futebol requer recursos financeiros e o presidente afirma que os investimentos privados podem ser ampliados. Neste ano, além das transmissões nas rádios Aldeia e Difusora, o Estadual está sendo transmitido também em uma parceria da TV Aldeia e TV Gazeta, o que pode aproximar esse olhar empresarial para os clubes, segundo Lourival: “Recebi dois questionamentos de empresários sobre como poder ajudar os clubes. Acredito que já seja reflexo dessas transmissões, os times estão sendo mais vistos”.

Confira a cobertura completa do Campeonato Acreano na Agência Notícias do Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter