Durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Policial Civil, realizada na manhã desta sexta-feira, 5, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou os investimentos do governo do Estado em melhorias da estrutura de trabalho das forças de segurança pública e os programas de combate à violência no estado e valorização dos servidores.
Celebrada anualmente no dia 19 de julho, a solenidade em alusão à data foi uma iniciativa do deputado Clodoaldo Rodrigues, que é agente da Polícia Civil e apresentou o requerimento em reconhecimento à importância e ao trabalho árduo desempenhado pelos policiais civis do Estado.
A sessão contou com a presença de diversas autoridades, membros da Polícia Civil – agentes e delegados – representantes do governo estadual, familiares dos homenageados, além do presidente da mesa diretora, deputados Luiz Gonzaga, Gene Diniz e Emerson Jarude.
Ao iniciar seu pronunciamento, o delegado Henrique Maciel falou em nome do governo do Estado. “Hoje nós temos uma polícia reestruturada pelo governo do Estado e, por determinação do governador, estamos investindo também na equipe para que realmente tenhamos uma equipe qualificada, e os resultados estão aí para todos verem”, iniciou.
Em seguida, Maciel enumerou as principais realizações recentes do Estado na estruturação física da Polícia Civil, como a recente inauguração do núcleo do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística em Brasileia para o qual foram investidos cerca de R$ 400 mil reais.
“Essa obra significa que as pessoas não estão mais vindo lá daquela regional para fazer perícia aqui. Às vezes as vítimas vinham de lá para Rio Branco para depois retornar, ou seja, mais de 500 km. Deixamos um núcleo equipado e com mais três peritos criminais recentemente nomeados pelo governador Gladson Cameli, reduzindo significativamente o tempo de resposta nos mais diversos casos”, disse, citando também que em Sena Madureira há três peritos criminais atuando.
O delegado-geral de Polícia Civil citou, ainda, avanços na infraestrutura com reformas das delegacias de Flagrantes (Defla), Especializada da Mulher (Deam), regional da Cadeia Velha, dos municípios de Rodrigues Alves e Sena Madureira, entre outros investimentos, além da criação de novos espaços para os advogados nas delegacias.
“Isso demonstra o olhar do governo no sentido da segurança pública. Essas iniciativas refletem nosso compromisso em trazer serviços essenciais para mais perto da população, agilizando investigações e contribuindo para a segurança pública. ”, acrescentou.
Por fim, o diretor-geral destacou os esforços contínuos para melhorar as condições de trabalho dos policiais ressaltando programas como o Qualidade de Vida, focado na saúde mental dos policiais, o Pacificar, que promove uma cultura de paz por meio do diálogo e da reconciliação comunitária e o Bem-me-quer, que é um núcleo para acolhimento das mulheres vítimas de violência e as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
“Estamos investindo não apenas em infraestrutura, mas também no bem-estar de nossos agentes e na resolução pacífica de conflitos. Esse foi um compromisso desde que assumimos a gestão, em 2019. É assim que nós estamos trabalhando, no intuito de melhorar as condições de trabalho dos nossos policiais e, claro, levar o melhor serviço para a nossa população”, concluiu.