programas sociais

Em Sena Madureira, governo realiza capacitações sobre o Cadastro Único

A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), por meio da Coordenação Estadual do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil, esteve em Sena Madureira, no período de 31 de maio a 3 de junho. 

A visita ao município objetiva capacitar técnicos municipais quanto aos formulários do Cadastro Único, qualificando-os para a realização de atendimentos e entrevistas com a população mais vulnerável, para a coleta de dados, conforme orientações normativas do Ministério da Cidadania.

Segundo a coordenadora do Programa Auxílio Brasil, Lidiane Moreno, o apoio provido pelo Estado é fundamental para a atuação municipal: “Uma abordagem adequada resulta na qualidade da coleta de informações com as famílias que já estão ou podem ser inscritas no Cadastro Único”. 

Lidiane Moreno e Silvânia Pedrosa estimularam os técnicos com questionários e atividades interativas. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

O Cadastro Único presta um papel fundamental para as ações da assistência social, pois é porta de entrada para mais de 20 outros programas sociais, além de ser um instrumento de coleta de dados, que possibilita a identificação das famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas.

Durante a capacitação foram desenvolvidas atividades que engajaram e estimularam os participantes, instruindo-os e realizando avaliações para a reafirmação dos conhecimentos transmitidos. 

Acompanhamento do Estado é considerado primordial para os profissionais do município. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

Felipe Costa, servidor da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Sena Madureira, foi um dos contemplados com a qualificação e aponta: “Conhecimentos como esses são valiosos para nós profissionais, que estamos em contato com o público diariamente. Estamos estudando um sistema muito rico e me aprimorar sobre ele é ótimo. Sinto que a capacitação veio para melhorar o meu desempenho”.