formatura

Em Sena Madureira, Estado diploma 38 profissionais em cursos técnicos pelo Ieptec/Dom Moacyr

Solenidade de formatura nos cursos técnicos em Hospedagem e Saúde Bucal, ofertados pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica – Ieptec/Dom Moacyr, contempla 38 cidadãos do município de Sena Madureira, sendo 17 do Curso Técnico em Saúde Bucal, e 21 do Curso Técnico em Hospedagem.

Equipes do Ieptec e formandos dos cursos em Hospedagem e Saúde Bucal comemorando o grande dia da formatura junto aos presentes. Foto: Assessoria Ieptec

A cerimônia que ocorreu na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) na noite da última sexta-feira, 26, foi bastante prestigiada pelos familiares e amigos dos formandos que estavam ansiosos para receber seus diplomas, tendo em vista que o período de capacitação sofreu um atraso no cronograma por conta da pandemia, o que inviabilizou, por cerca de um ano, a realização da etapa final dos cursos, as aulas práticas.

Também compareceram à formatura, o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, os mediadores dos cursos, além dos coordenadores Márcio Aguiar, da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, que é o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) da rede Ieptec responsável pelo curso de Hospedagem; e Aldenice Ferreira, da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, instituição que ministrou o curso de Saúde Bucal.

Os coordenadores das escolas Maria Moreira e de Gastronomia ao lado de formanda do curso de Hospedagem. Foto: Assessoria Ieptec

O presidente do Ieptec aproveitou o momento para falar sobre a importância da oferta de uma formação profissional, especialmente quando ela alcança a população jovem do nosso estado. “A oferta e conclusão desses cursos só se tornaram uma realidade graças ao empenho do nosso governador Gladson Cameli, que entende a importância de investir na educação profissional como forma de contribuir com o crescimento do nosso estado. Também ressalto o apoio do deputado federal Alan Rick, que buscou recursos em Brasília, junto ao Ministério da Educação, para realizar a estruturação do Ieptec, e assim podermos realizar um trabalho forte na educação técnica e profissional do Acre”, declarou Francineudo.

Francineudo Costa destacou a importância de momentos como esse na vida dos jovens acreanos. Foto: Assessoria Ieptec

O formando em Saúde Bucal, Gerlian Lima, demostrou toda gratidão pela realização desse momento que considera muito importante para sua vida profissional. “É um prazer e uma felicidade muito grande esse momento, onde eu só posso agradecer a todos os responsáveis pela minha formação e dos demais colegas. Agora temos qualificação para irmos em busca de uma vaga de emprego no mercado de trabalho”, comemorou.

Momento do juramento dos formandos em honrar a profissão. Foto: Assessoria Ieptec

Os cursos foram realizados com recursos do governo federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação (Mec), com repactuação de vagas pelo Programa Novos Caminhos, que foi criado em 2019 para substituir o Pronatec, criado em 2011.

As formações também contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira, e de hotéis do município na realização das aulas práticas, referentes à disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório.