Solenidade de formatura nos cursos técnicos em Hospedagem e Saúde Bucal, ofertados pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica – Ieptec/Dom Moacyr, contempla 38 cidadãos do município de Sena Madureira, sendo 17 do Curso Técnico em Saúde Bucal, e 21 do Curso Técnico em Hospedagem.
A cerimônia que ocorreu na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) na noite da última sexta-feira, 26, foi bastante prestigiada pelos familiares e amigos dos formandos que estavam ansiosos para receber seus diplomas, tendo em vista que o período de capacitação sofreu um atraso no cronograma por conta da pandemia, o que inviabilizou, por cerca de um ano, a realização da etapa final dos cursos, as aulas práticas.
Também compareceram à formatura, o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, os mediadores dos cursos, além dos coordenadores Márcio Aguiar, da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, que é o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) da rede Ieptec responsável pelo curso de Hospedagem; e Aldenice Ferreira, da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, instituição que ministrou o curso de Saúde Bucal.
O presidente do Ieptec aproveitou o momento para falar sobre a importância da oferta de uma formação profissional, especialmente quando ela alcança a população jovem do nosso estado. “A oferta e conclusão desses cursos só se tornaram uma realidade graças ao empenho do nosso governador Gladson Cameli, que entende a importância de investir na educação profissional como forma de contribuir com o crescimento do nosso estado. Também ressalto o apoio do deputado federal Alan Rick, que buscou recursos em Brasília, junto ao Ministério da Educação, para realizar a estruturação do Ieptec, e assim podermos realizar um trabalho forte na educação técnica e profissional do Acre”, declarou Francineudo.
O formando em Saúde Bucal, Gerlian Lima, demostrou toda gratidão pela realização desse momento que considera muito importante para sua vida profissional. “É um prazer e uma felicidade muito grande esse momento, onde eu só posso agradecer a todos os responsáveis pela minha formação e dos demais colegas. Agora temos qualificação para irmos em busca de uma vaga de emprego no mercado de trabalho”, comemorou.
Os cursos foram realizados com recursos do governo federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação (Mec), com repactuação de vagas pelo Programa Novos Caminhos, que foi criado em 2019 para substituir o Pronatec, criado em 2011.
As formações também contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira, e de hotéis do município na realização das aulas práticas, referentes à disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório.