Em seminário nacional, Saúde apresenta avanços do projeto Vida no Trânsito

Acontece nesta quinta-feira, 24, de forma online, a partir das 8h20, horário local, o seminário de experiências do projeto de enfrentamento da morbimortabilidade por acidentes de trânsito, realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass).

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), irá participar apresentando os avanços do Programa Vida no Trânsito, criado ainda em 2012, mas que ganhou notoriedade a partir de 2019, quando passou a receber apoio do Conass e foi instituído um Comitê Estadual do programa.

“A instituição do comitê foi considerado para nós um avanço, pois deu maior notoriedade às ações do governo, possibilitando novas integrações e parcerias. Neste seminário, poderemos compartilhar nossas experiências e resultados com demais estados e convido a população em geral para participar”, disse Carla Mendes, coordenadora de Vigilância das Violências e Acidentes.

Coordenadora explicou como funciona o programa. Foto: Cedida

O projeto foi criado com o objetivo de implementar ações voltadas para a prevenção e redução de mortes por acidentes de trânsito, uma vez que, não só no Acre, como em todo o país, mais de 70% dos leitos de traumas em hospitais são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, o que causa preocupação aos governantes, que busca. alternativas para a redução dos números.

No Acre, as ações são realizadas com diversas instituições parceiras, entre elas, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBMA), Polícia Militar (PMAC), Secretaria Estadual de Educação (SEE), Prefeituras, universidades, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC/AC), entre outros.

Para ter acesso ao seminário, os interessados devem buscar o canal do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), no YouTube.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter