Com a colaboração de Juliana Queiroz
Sendo a primeira Unidade de Pronto Atendimento do Estado, a UPA do 2° Distrito realizou em 2020 mais de 148 mil atendimentos. A unidade, que foi escolhida para atender pacientes com suspeita de Covid-19 logo no início de 2020, passou por mudanças importantes, entre a adesão e suspensão do acolhimento destes pacientes.
“Aceitamos um grande desafio proposto pela gestão: acolher os pacientes com suspeita de Covid-19. E, com o apoio do governador e do secretário, conseguimos nos adequar a tempo para o acolhimento e tratamento das vítimas da Covid-19”, explica a gerente-geral, Auxiliadora Vitorino.
Reflexo do trabalho conjunto da equipe, a Unidade, em tempo recorde, se organizou para atender as vítimas da Covid-19 e também para o retorno regular da população.
Em meio aos desafios, foram realizados 98.297 atendimentos médicos, 2.270 atendimentos odontológicos, 14.147 internações, além de 33.626 internações em decorrência da covid-19.
E para melhorar ainda mais as condições de trabalho e acolhimento dos pacientes, no fim do mês de dezembro, o governo do Estado concluiu o trabalho de reforma da UPA, que não ocorria desde a sua criação em 2009. Na obra, foi investido um milhão de reais por parte do Estado, para a realização dos serviços como pintura, troca de portas e forro, entre outras mudanças.
UPA Sobral realizou mais de 120 mil atendimentos
Mesmo diante das dificuldades apresentadas pela Covid-19, a Unidade de Pronto Atendimento da Sobral, apresentou um demonstrativo positivo voltado para os atendimentos da unidade, totalizando em mais de 120 mil.
Para a diretora-geral Michela Lemos, 2020 foi um ano bastante atípico. “Tivemos um ano difícil, mas vencemos. Tenho certeza que conseguimos fazer um trabalho de forma exemplar, não deixando faltar médicos, e com uma equipe de enfermeiros que, mesmo em situação de risco, continuaram firmes como o melhor atendimento a todos os pacientes”, ressalta Michela.
Na UPA Sobral, a população conta com consultório pediátrico, emergência clínica, emergência pediátrica, emergência traumática e consultório odontológico.
Pensando em melhorar e agilizar o atendimento da unidade, o gerente de Assistência, Júnior Martins, destaca estratégias de auxílio voltadas aos pacientes com problemas respiratórios causados pela Covid-19.
“Devido a um número grande de pacientes, teremos agora uma pessoa específica na porta que orientará nossa população acerca de pacientes que estejam com problemas respiratórios, para que possam procurar o Into e a Unidade Maria Barroso, que são os locais específicos para esse tipo de atendimento”, afirma, Júnior.