O nível do Rio Acre, em Rio Branco, subiu de 12,61m para 13,84m nas últimas 24 horas, de acordo com dados da coordenadoria de Defesa Civil Municipal divulgados neste domingo, 22. O monitoramento das águas está sendo realizado pelo governo do Estado, em parceria com a prefeitura. Até o momento duas famílias foram removidas de áreas de risco, na baixada da Cadeia Velha, e encaminhadas para casa de parentes.
Em caso de transbordamento do Rio Acre (14m), a prefeitura dispõe de um abrigo no parque de exposições Marechal Castelo Branco. No local, 160 boxes foram montados e estão sendo adaptados para abrigar as possíveis famílias atingidas pela enchente. A instituição segue um plano de contingência que orienta cada medida a ser adotada de acordo com o nível do rio.
Neste domingo, o prefeito Marcus Alexandre visitou os bairros atingidos pela cheia. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) atua com 40 homens e mulheres no parque de exposições, que conta com um escritório da Defesa Civil. “O cidadão que se sentir vulnerável deve ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros”, ressaltou o prefeito.
A assistência às vítimas da cheia está sendo realizada por equipes compostas pelos órgãos municipais e estaduais responsáveis pelo monitoramento das águas. Em caso de necessidade de remoção de área alagadas, o cidadão deve ligar para 193 do Corpo de Bombeiros que tem equipes qualificadas para remoção com segurança.
Remoção dos balseiros
O trabalho de retira dos balseiros acumulados próximos à ponte metálica e passarela já começou visando garantir a segurança das estruturas das pontes. A ação é realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura (Deracre). Durante o dia todo, as atividades de remoção dos entulhos serão realizadas.